Pico Cabeça de Touro (Queluz)

Brazil / Minas Gerais / Passa Quatro / Queluz

Elevação: 2600 metros

Um dos gigantes da Serra Fina, fica em sua extremidade leste, entre o os Rios das Cruzes e do Salto. Seu acesso é a partir do Pico Cupim de Boi, sem trilha definida, difícil, com escalaminhada.
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   22°25'11"S   44°48'3"W

Comentários

  • Essas três fotos sâo do MORRO DO TARTARUGÃO (2595 metros), na Serra Fina, a SO da Pedra da Mina.
  • O pico Cabeça de Touro na verdade, pertence ao estado de São Paulo e não ao estado do Rio de Janeiro como indicado mo mapa e anunciado no site do IBGE. Então, nesse caso o pico seria o 3° mais alto de SP, ficando atrás apenas dos picos da Pedra da Mina e dos Três Estados.
  • Na data de hoje (11/04/2016), o pico aparece corretamente mostrado no Estado de São Paulo aqui na Wikimapia. Contatei o IBGE a respeito do erro de listá-lo no Estado do Rio e eles me responderam admitindo o erro e informando que a correção aparecerá no Anuário Estatístico de 2017, pois a edição do de 2016 já está pronta. Um detalhe importante é que o Pico da Cabeça de Touro (e não o Pico dos Marins) é quase certamente a montanha mais alta localizada inteiramente em território paulista, sem estar na divisa com outro estado - com os dados de que dispomos, é a detentora desse título. Há uma pequena possibilidade de ainda virem a ser encontradas montanhas mais altas na Serra Fina, cujos dados topográficos são muito deficientes.
  • Fotos foram deletadas corretamente.
Este artigo foi modificado pela última vez 7 anos atrás