Forte de Santo Antônio da Barra (São Luís)

Brazil / Maranhao / Sao Luis / São Luís / Avenida Doutor Jackson Kepler Lago, S/Nº
 museu, local histórico, fortaleza, atração turística

Construído próximo a barra do porto São Luís, na Ponta D'areia, o Forte Santo Antonio é uma obra de arquitetura militar datada supostamente no século XVII, que foi construída por franceses. O forte é uma obra de planta aproximadamente circular constituída de uma muralha construída de pedra lavada e a plataforma de cantaria. No seu interior, há duas construções edificadas pouco distantes uma da outra, que se destinavam a residência do comandante e do destacamento, além de armazém de objetos pertencentes à artilharia, construções essas parcialmente arruinadas pelo tempo. O que ainda pode ser notado, com certa nitidez, são as possantes paredes de cal e pedra, telhado terminado em beiral e uma perfeita noção de distribuição interna dos compartimentos.teve por finalidade na época proteger a ilha contra ataques militares externos.

O Forte de Santo Antônio da Barra atualmente encontra-se tombado pelo IPHAN desde 6 de agosto de 1975, tendo sido restaurado pelo instituto entre 1984 e 1991. Durante esse processo, o IPHAN chegou a assinar um convênio com a Secretaria Estadual de Cultura para implantar no local o Museu Militar de São Luís, porém, o forte foi cedido para o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), que ao longo dos anos fez várias intervenções que acabaram descaracterizando a estrutura, sem a autorização do instituto.

Em 2012, a Justiça Federal ordenou que o Governo do Estado do Maranhão apresentasse um projeto para a recuperação da estrutura após acatar à uma ação civil pública. Somente anos depois, em 30 de março de 2016, a Secretaria Estadual de Infraestrutura anunciou um projeto de restauração da fortaleza e também de urbanização do entorno do local. O projeto, orçado em R$ 2,7 milhões, prevê a também a transformação do local num museu sobre as embarcações tradicionais do Maranhão, bem como a criação de áreas de exposição, livraria, cafeteria e auditório, e um memorial sobre a história do local.

A obra foi entregue em 8 de setembro de 2017, como parte das comemorações dos 405 anos de São Luís, contando com o Museu de Embarcações tradicionais maranhenses, um memorial sobre a história do Forte e o Museu da Imagem e Som, sendo aberto para exposições. Em suas proximidades, também se localizam o Memorial Bandeira Tribuzi e o Espigão Costeiro da Ponta d'Areia.
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   2°30'19"S   44°19'4"W
Este artigo foi modificado pela última vez 5 anos atrás