Lagoa Grande (Lagoa dos Ingleses) (Nova Lima)

Brazil / Minas Gerais / Itabirito / Nova Lima
 Carregar uma foto

Você certamente conhece a Lagoa dos Ingleses, mas talvez não saiba que, além de uma bela paisagem e fonte de vida, ela forma o Complexo Rio de Peixe, o sistema hidrelétrico de fornecimento de energia da AngloGold Ashanti, que opera há mais de uma centena de anos.

O Complexo Rio de Peixe foi construído em Nova Lima, Minas Gerais, entre 1904 e 1937, pela Saint John Del Rey Mining Company, antecessora da Morro Velho e hoje AngloGold Ashanti.

Inicialmente, as usinas do Complexo forneciam 100% da energia necessária para as atividades da empresa e chegaram a fornecer energia para as cidades de Nova Lima, Raposos e Belo Horizonte. Ainda hoje, grande parte da energia consumida nas unidades da AngloGold Ashanti em Minas Gerais vem de Rio de Peixe.

Além de matas, trilhas, riachos e casarões ingleses, o Complexo possui três reservatórios, linhas de transmissão e sete pequenas centrais hidrelétricas, com capacidade de geração de 63 mil megawatts/hora por ano. Todo o sistema é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.

As usinas hidrelétricas, como o próprio nome diz, precisam de água para operar. E foi dessa necessidade que as lagoas dos Ingleses foi construída. Ou seja, ela não é natural, como muitos pensam.

A lagoa é formada por barragem artificial, construída pela Saint John Del Rey Mining Company, hoje AngloGold Ashanti Brasil, com finalidade de uso industrial e possui um ciclo anual de operação. Esta barragem artificial, assim como as usinas, foi instalada estrategicamente considerando o relevo da região como facilitador do processo.
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   20°10'42"S   43°57'15"W

Comentários

  • Um cara se afogou hoje aki nessa lagoa.
  • Quem não sabe nadar, não deve entrar na agua.
Este artigo foi modificado pela última vez 12 anos atrás