Núcleo da Cidade Muralhada (Coimbra)

Portugal / Centro / Coimbra
 centro histórico  Adicionar categoria

O Núcleo da Cidade Muralhada é dedicado à história da Cidade de Coimbra e integra um programa museológico que envolve dois contextos distintos.

A Torre de Almedina – Centro Interpretativo da Cidade Muralhada, onde se destaca uma maqueta da cidade medieval, importante contributo para uma correcta avaliação e interpretação das principais construções da urbe medieval; o piso superior da Torre de Almedina constitui um mirante excelente sobre a cidade intra-muros e o “arrabalde” permitindo ao visitante ter uma noção real do desenvolvimento urbanístico da área, bem como aceder a uma imagem panorâmica de Coimbra, com uma sobreposição da antiga muralha da cidade que a permita situar na actualidade. O Núcleo da Cidade Muralhada pretende, através da reconstituição da estrutura defensiva da cidade - das respectivas muralha, torres de vigilância e portas -, permitir aos visitantes um melhor conhecimento da história e do espaço urbano de Coimbra medieval.

Para além da possibilidade de conhecer o edifício da Torre de Almedina, que teve diferentes utilizações ao longo dos tempos, e do contacto com os materiais interpretativos, a visita poderá ser complementada com um percurso pedonal, no qual se poderão observar os vestígios da muralha que sobreviveram ao passar dos séculos. Trata-se de um circuito pela muralha, através de marcas no pavimento, permitindo que o visitante memorize os locais onde existiram o castelo, as cinco portas de entrada na Cidade e as torres incorporadas na muralha da Cidade.

in: "www.cm-coimbra.pt/index.php?option=com_content&task=vie..."


O Arco e a Torre de Almedina são dois dos testemunhos monumentais mais eloquentes do que foi a Muralha de Coimbra. No século XII, Coimbra torna-se a capital de um novo Reino e é no topo da colina ( actual Largo D. Diniz) que se erguia a Torre de Menagem do Castelo. Era aí que se encontrava a Porta do Sol um dos mais importantes acessos à cidade. A muralha seguia depois na direcção da Torre de Almedina, que nos séculos XIV e XV serve de Casa de Audiência da Câmara. Mas no nome ficam as reminiscências mais claras da presença árabe em Coimbra. Durante a ocupação árabe da cidade, as muralhas estendiam-se ao longo de cerca de dois quilómetros, constituindo um poderoso sistema defensivo no qual se integravam a Torre e o Arco de Almedina, que continua a ser a entrada principal para a parte Alta da Cidade. Na Barbacã, actualmente de traços seiscentistas, são ainda visíveis os arranques de dois arcos em ferradura do antigo portal duplo da Cidade Muçulmana. A lógica dos vencedores impôs novos códigos estéticos: uma escultura da Virgem com o Menino da autoria de João de Ruão prevalece hoje na Porta da Barbacã.
Horário

Núcleo da Cidade Muralhada

Abril a Setembro: 11H00-13H00 |14H00-19H00

Outubro a Março: 10H00-13H00 | 14H00-18H00

Encerra: Domingo e Segunda

Transportes
Autocarro: "Pantufinhas"

in: "www.turismo-centro.pt/espaco/ver.php?id=21"
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   40°12'30"N   8°25'33"W
Este artigo foi modificado pela última vez 14 anos atrás