User interface/pt

From Wikimapia
Jump to: navigation, search
Language: English  • Français • Português • Tiếng Việt • Українська • Русский

Docs Navigation

User's Guide

Quick start

About Wikimapia

Tools

User interface

User profile/account

Community

Help/FAQ

Ao abrir a Wikimapia você verá a página padrão do site com o mapa e o menu no topo. A interface do site é bastante clara, embora tenha suas peculiaridades.

Contents

Sobre a tela principal da Wikimapia

Esta é uma descrição dos recursos você pode ver e que estão disponíveis na tela principal.

1. Na parte superior, a barra de título do navegador mostra o lema de Wikimapia "Vamos descrever o mundo inteiro!".

2. Na barra de endereços do seu navegador é exibido a latitude e longitude (#lat=49.009276&lon=2.548485), bem como algumas outras coisas.

3. Na janela principal, você pode ver uma visão do mundo. Estas são imagens de satélite, fotografia aérea, por vezes e às vezes nenhuma imagem (close-ups sobre os oceanos, por exemplo). As imagens são fornecidas pelo Google e na verdade são as mesmas imagens que são usadas pelo Google Maps. A WikiMapia não tem controle sobre sua qualidade ou sua validade. Volto a repetir: A Wikimapia não tem controle sobre a qualidade das imagens de satélite ou como são antigas demais. O Google irá atualizar periodicamente as suas imagens, mas eles fazem em sua própria programação e quando acharem melhor.

4. Você também vai ver nomes de países e (em nível de zoom mais alto) nomes de cidades sobrepostas na imagem de satélite. Estas são também fornecidos 100% pelo Google, e não pela Wikimapia.

5. Em níveis mais altos de zoom há caixas retangulares (etiqueta local) em cima das imagens de satélite. Essas dicas mostram lugares títulos, e (se existir) a sua forma poligonal. Essas marcas pertencem a locais da Wikimapia e pode ter sido criado por Wikimapians como você e eu. Se você clicar sobre a dica de ferramenta, você pode olhar para seu conteúdo: uma descrição, talvez uma foto, um link da Wikipedia, e os comentários das pessoas - em uma ou mais páginas de linguagem. E de acordo com princípios wiki, se você vê algo incorreto ou você quer expandi-la, você pode editá-lo. Você pode ler mais sobre o que deveria estar em um local na seção adicionando locais nesta Documentação.

6. Na borda superior, existem quatro itens na cor vermelho em negrito: editar o mapa, tipo de mapa, categorias e código de duas letras - abreviatura do idioma. Se você tiver registrado e logado você também verá seu nome de usuário.

6a. "Editar o mapa" é um menu, que contém Adicionar local e Transportes (significa características lineares) estrada, ferrovia, balsa, rio.

6b. "Tipo de mapa" determina como você vê o Wikimapia. Clique aqui para mais detalhes.

6c. Categorias.

6d. "Seu nome de usuário" é um link para seu perfil de usuário. Você pode ler sobre isto em perfil de usuário na seção deste manual.

6e. PT (ou outro código ISO) - idioma da sua interface

7. Perto da borda esquerda, há uma ferramenta de zoom (clique em [+] ou [-], clique na barra, ou arraste o controle deslizante), mas você também pode alterar o nível de zoom com a roda do mouse. Acima a zoom tool é uma ferramenta de navegação para movimento leste, oeste, norte ou Sul, e você também pode clicar e arrastar o mapa em si. Se você clicar duas vezes sobre um local vazio (un-tagged) local do modo de exibição de tela vai para o centro desse local.

You can also use the following keyboard shortcuts to zoom and pan (just remember to click on the map first to activate them): + zooms in, - zooms out, the 4 arrow keys pan in their direction, Home pans one screen west, End pans one screen east, PgUp pans one screen north and PgDn pans one screen south.

Todos esses comandos de navegação são as mesmas que você tem no Google Maps.

8. No canto superior direito há uma caixa cinza de entrada e um botão vermelho "Pesquisar". Por favor, leia em pesquisar na seção deste manual.

9. Na parte inferior esquerdo da tela contém a palavra Google, que fornece um link para o local no Google Maps.

10. No canto inferior direito da tela há um link de "Termos de uso" para o Google Maps é um termo e condições, onde você pode ler as regras legais básicas que temos que operar, e o link de "Wikimapia CC-BY-SA", que fala sobre o termos de referência da Wikimapia e licença Creative Commons.

Editar mapa

Isto é onde tudo começa, para adicionar um local no mapa, selecione 'Adicionar local'. Desenhar ferramentas lineares no mapa também está aqui, você pode selecionar Estrada, Ferrovia, Balsa ou Rio nesta lista.

Tipos de mapa

Sendo usuário registrado há dez camadas de mapas para escolher, são eles:

  • Mapa - camada de mapa Wikimapia

Vendo isso responde muitas das perguntas que possa ter sobre como mapear as características mostradas nas imagens de satélite. Quando o beta foi introduzido, a Wikimapia administração tem dois exemplos abrangentes: [1] e [2]

As cores utilizadas na camada do mapa incluem o seguinte (colchetes denotam categorias):

Azul com borda [lago], [água]
Azul sem borda [rio], desenho de rio
Linha pontilhada azul desenhos de linhas de balsas
Verde com borda não usado
Verde sem borda [parque], [jardim]
Cinza-claro com borda [outras marcas comuns]
Cinza-claro sem borda [vila], [cidade], [cidade]
Cinza-escuro com borda [edifício],
Cinza-escuro sem borda não usado
Fundo branco terra
Branco sem borda [ilha]
Preto/branco desenho de estrada de ferro
Amarelo desenho de estrada
Amarelo-pálido desenho de estrada de túneis
Invisível com borda [desenhar apenas a borda]
Invisível sem borda [invisível]
  • Satélite - imagens de satélite do Google da Wikimapia, mostra estradas, ferrovias e rios sobrepostos. Exclui lugares sem polígonos da Wikimapia clássico (veja "satélite + locais antigos" abaixo).
  • Satélite + locais antigos (etiquetas retangulares sem contornos poligonais)

Devido a uma mudança no serviço do Wikimapia, todos locais sem contornos poligonais não são visíveis no modo de exibição padrão do novo sistema. No entanto, as marcas mais antigas dos locais ainda são visíveis como quadrados e retângulos no 'Satélite + locais antigos' da visualização do mapa e da exibição do 'Wikimapia Clássico'. Antes de adicionar uma local, por favor, escolha 'Satélite + locais antigos' como seu modo de exibição de mapa principal para marcação de um local. Vá em 'Tipo de mapa' > 'Satélite + locais antigos'. O 'Satélite + locais antigos' irá mostrar locais que já estão marcados. Se você encontrar um local mais velho, por favor, convertê-lo clicando em "Adicionar contorno" sob o quadrado/retângulo. Não duplique um local já existente.

Fontes alternativas

  • Google Mapa - camada de mapa do Google.
  • Google Híbrido - imagens de satélite do Google com as estradas e nomes de lugares do Google sobrepostos.
  • Google Satélite - imagens de satélite do Google, nenhum local aparece.
  • Google Terreno - camada de terreno do Google, mostra camada de contornos, relevo sombreado, nomes de lugares do Google e os rios principais.
  • Google Panoramio - fotos de satélite do Google e imagens do Google Panoramio sobreposta.
  • Openstreetmap

Outros

  • Locais apagados
  • Wikimapia Clássico

Nota-se que usuários não registrados não tem acesso à camada de 'Locais apagados'.

Notas

  • Locais, estradas, ferrovias, balas, rios e terrenos podem ser adicionados a qualquer um dos tipos de mapas.
  • Google satélite é útil se você precisar temporariamente de uma exibição organizada por exemplo, no meio de um lugar, estrada, etc, algum detalhe é obscurecida por outras características mapeadas.

Categorias

O que são categorias

Categorias são palavras ou frases curtas que são usadas para descrever um local, de alguma maneira. As categorias se classificam de acordo com seu tipo de objeto, local ou função. Você pode adicionar uma ou mais categorias a qualquer marca de um local. Um grupo mais restrito de categorias, incluindo 'lago' e 'parque', podem inclusive mudar as cores dos seus polígonos no modo mapa.

Qual a importância das categorias

A principal, alguns diriam a única mesma coisa, que as categorias são para nos permitir filtrar locais. Em outras palavras, para mostrar as suas localizações no mapa. Você quer ver onde as escolas estão? onde as estações de trem estão? onde as igrejas / museus / postos de gasolina / hospitais / delegacias / corpo de bombeiros / cemitérios / hotéis / restaurantes / seja o que for? A Wikimapia tem a resposta!

Como podemos interagir com as categorias?

  1. Podemos vê-las na página de informação de uma marca local (e vamos encontrá-las em resultados de pesquisa do Google).
  2. Podemos adicionar ou excluí-las a uma marca local. Isso ajuda a descrever o local, mas não devemos substituir e escrever algo no campo de descrição
  3. Podemos filtrar elas. Usando o menu suspenso na tela principal, selecione uma das categorias exibidas ou digite uma palavra na caixa de pesquisa no topo para encontrar outras, e os locais em que com esta categoria será mostrado com um ponto vermelho no mapa.
  4. Eles podem dar informações sobre como tirar o local na camada do mapa, ou seja, 'desenhar apenas borda' ou categorias 'invisíveis' (veja abaixo). Algumas categorias implica também uma cor específica na camada do mapa.

Categorias especiais

Existem algumas categorias especiais que não só podem ajudar a determinar o tipo de objeto, mas também podem dar informações sobre como desenhar o lugar sobre a camada de mapa.

  1. invisível - esta categoria é aplicada em caso de adição de um objeto grande, como um bloco ou um bairro que tem um monte de objetos aninhados, então o objeto não será mostrado no modo de local padrão para não complicar o mapa, mas ele será realçado quando você passa o mouse sobre ele. A outra ocasião em que esta categoria é aplicada é quando os objetos de marcação é subterrânea, como túnel, estação de metrô ou parque de estacionamento.
  2. desenhar apenas borda - esta categoria é muito parecida com o anterior, mas os objetos nesta categoria são mostrados como perímetros sem preenchimento de cor.
  3. lago, rio, água - objetos com polígonos preenchidos com a cor azul
  4. parque, jardim - os polígonos são preenchidos com a cor verde
  5. cidade, vila, cidade - polígono cinza claro
  6. não aparecer título - objetos sem um título, é útil ao desenhar uma floresta ou um campo, porque muitas vezes eles simplesmente não têm nomes, mas você ainda pode digitar apenas ‘floresta’ ou ‘campo’ e será mostrado em uma dica de ferramenta quando passar o mouse sobre o objeto.
  7. camada histórica / objeto desaparecido - categoria especial para os objetos que não existem mais na realidade. Usando este filtro permite-lhe explorar como a área parecia no passado. Na maioria dos casos não existem mais esses locais, portanto deve ser excluído do mapa, pois suas marcas não têm qualquer informação valiosa (ex: se um cyber café mudou de um shopping, a marca deve ser excluída). Mas, se um objeto parece interessante / importante, então é melhor movê-lo para a categoria ‘camada histórica’.

Critérios históricos de camada

1. locais onde pedaços de história política, militar ou social foram preservados.

2. locais que têm reconhecido com o status de site oficial histórico nacional.

3. locais que são de importância local, regional ou nacional.

Para ver como as categorias são prestados, seja com propriedades especiais ou ícones, consulte a tabela de lista de categorias.

História e Por que há tantas categorias imprestáveis?

No início não havia categorias. Em vez disso, era um campo chamado de "palavras-chave" que as pessoas poderiam escrever em. A idéia era que eles iriam escrever palavras-chave úteis, como "escola" e "aeroporto", mas em vez disso, muitas pessoas simplesmente copiaram o título do local ou escreveram comentários como "nós nos casamos na igreja". Se o editor era francês, escreveu em francês ("nous nous sommes mariés dans cette église"), se era alemão, ("wir wurden em dieser Kirche geheiratet"). Em seguida, as categorias foram criadas, e decidiu-se construir o banco de dados de categoria inicial de palavras-chave. Na maioria dos casos as categorias foram criadas para ser em inglês. Então tivemos categorias para a escola e aeroporto, mas também muitos como: tenho, casou-se com, isso, igreja, nous sommes, maries, dans cette, eglise, wir, wurden, dieser, kirche, geheiratet. Temos algumas categorias úteis, mas também bastante que foram menos úteis. Além disso, tivemos palavras de línguas diferentes que tudo isso significava a mesma coisa (igreja, eglise, kirche) que foram atribuídas a categorias separadas em inglês.

Houve também um período em que foi realmente fácil escolher as categorias mais populares, apenas clicando em alguns caixas na tela de edição. Infelizmente, muitas pessoas pensaram que poderiam fazer as suas criações mais populares, escolhendo todas estas categorias, assim o fizeram. O resultado real, claro, é que quando encontramos agora locais classificados como todos [aldeia], [escola], [cidade], [restaurante], [parque], [hospital], etc.

Outras informações de "Categorias"

  • Se a função de busca na tela principal do menu "Categoria" não mostrar resultados suficientes, você pode encontrar mais usando o "Ferramentas | Hierarquia de categorias" página (acessível a partir do menu suspenso sob o nome de login). Esta é para pesquisar a árvore da hierarquia da categoria, então aqui você também pode ver as relações de principal e secundária. Note que esta função retorna resultados de pesquisa em todas as línguas, e não apenas o que você está usando.
  • Quando a filtragem de uma categoria que tem muitos locais associados, em seguida, exibir todas elas, especialmente no nível de zoom de "todo mundo", não é viável, tão somente as 100 maiores são mostradas. Se você ampliar um pouco, umas 100 diferente pode ser mostrado, dependendo da área que você tem na sua tela. Da mesma forma, se você excluir um dos 100, o maior 101 agora será mostrado.
  • Uma categoria pode ser traduzido em qualquer um dos idiomas suportados, de modo que (por exemplo) usuários russos verão as palavras da categoria que são significativas para eles.
  • A categoria pode ter principal, secundária, e categorias sinônimos (irmão).
  • A categoria tem um campo de descrição. Quando você estiver em modo 'filtragem', clique sobre o nome da categoria na parte inferior da tela para ver a sua descrição e suas categorias principal e secundária. Se você não tiver certeza de que a categoria quer dizer, este é o lugar para procurar uma explicação.

Notas importantes

Note-se que as categorias especiais não devem ser utilizada com o único objetivo de influenciar a forma como o mapa é desenhado, se a categoria não é aplicável ao objeto local. Por exemplo, você não pode:

  • usar a categoria [água], para uma casa que tem um telhado azul
  • usar a categoria [parque] para um campo de golfe
  • usar a categoria [delegacia] porque você gosta dessa ícone de estrela, etc.

Esta lista não é exaustiva, mas dá uma ideia clara sobre como as categorias não devem ser mal utilizadas.

Perfil do usuário

Sua conta ou perfil é o lugar onde você pode ver quantos lugares você criou, quantos você editou, quantos comentários que você fez. Você pode votar para outros usuários: dar-lhes uma boa votação, se você gosta do que eles têm feito, e onde você pode saber sobre o que os outros pensam sobre o seu próprio trabalho.

Você pode acessar seu perfil, simplesmente focalizando a seu nome de usuário no menu superior e clicar em 'Perfil'.

Seleção do idioma

Isso lhe dá a opção de alterar o idioma da interface. Ele também altera a descrição do local preferido, rótulos do mapa e dica de linguagem.

Pesquisar

Há três coisas que você pode fazer com a Pesquisar da Wikimapia: você pode procurar locais (padrão), você pode procurar por cidades e você pode encontrar locais por meio de suas coordenadas geográficas (latitude e longitude). Todas as funções de pesquisa são acessadas através do botão de pesquisa de texto na caixa em vermelho na parte superior direita da tela principal da Wikimapia. Basta digitar uma ou mais palavras chave na caixa e clique em Pesquisar. Os resultados da pesquisa serão exibidos na janela que se abre, e você pode, em seguida, clicar em um desses, ou verificar a próxima página de resultados, se houver mais.

Os resultados da pesquisa são apresentados em ordem de distância do local do mapa que você tem atualmente na tela, embora, por vezes, algumas grandes cidades são colocados no topo, se eles correspondem ao que você procura.

Se você digitar dois ou mais termos de busca, você vai encontrar resultados onde TODOS esses termos estão presentes, por isso, se você procura por Santa Monica, isso significa que você vai encontrar locais onde Santa E Mônica estão presentes. Não é possível pesquisar por lugares com Santa OU Monica. Nem é possível pesquisar por toda a cadeia "Santa Mônica", os sinais das citações são simplesmente ignoradas e os resultados vão ser os mesmos que se você encontrou Santa Monica (ou Monica Santa). Maiúsculas/Minúsculas não é importante, Monica e mOnIcA irá produzir os mesmos resultados.

Se você sabe a latitude e a longitude de algum local, você pode usar a pesquisa para ir diretamente lá. Basta inserir as coordenadas na caixa de pesquisa e, em seguida, clique em "Ir para o local:". Você pode inserir as coordenadas tanto como decimais ou graus, minutos e segundos; assim "50,5" e "50 30" são equivalentes. A única coisa que você deve incluir são as letras E/W e N/S após a parte numérica, para especificar se é Leste(E) ou Oeste(W) e, ou Norte(N) ou Sul(S). Dois exemplos que são equivalentes:

74.044w 40.689n

40 41 21 North 74 2 39 West

Controle do Zoom / Níveis do Zoom

Zoom é uma característica básica de mapas interativos. No canto superior do lado esquerdo do visor do Wikimapia à um conjunto de caixas com setas (para rolagem), e abaixo uma barra deslizante com um símbolo de adição [+] na parte superior e um símbolo de menos [-] na parte inferior. Clicando no símbolo de adição [+], é possível ampliar a visão por um fator de dois. Clicando no símbolo do sinal de menos [-], você pode se retirar por um fator de dois.

Se você quiser ir para um nível de zoom maior ou menor mais rápido, você pode clicar diretamente sobre as marcas de aninhada na barra de slide. Se o mouse tiver uma roda, você também pode zoom in e out com ele, ao contrário da barra deslizante, que amplia e fora da cruz no centro da tela, com a roda do mouse o zoom é centrado em seu cursor. Duplo clique re-centraliza o mapa no ponto, ao contrário da interface do Google, onde um clique duplo aproxima.

Níveis do Zoom


A Wikimapia segue o sistema de zoom do Google, que funciona a partir de nível de zoom 0, que é tão longe que o mundo aparece várias vezes, ao nível de zoom 23, que é tão perto pode-se fazer folhas de árvore. O nível de zoom ou o número de zoom é exibido na URL (endereço da web) na parte superior do seu navegador. Por exemplo, em neste ponto na cidade de Antalya na Turquia, sua url deve ler http://www.wikimapia.org/#lat=36.8835339&lon=30.6899643&z=13&l=0&m=a. Após os números de latitude e longitude, o nível de zoom é dado z= (neste exemplo,z=13).
Os polígonos de um local aparecem com um (brilho amarelo) quando se passa o mouse por cima, apenas se o nível de zoom é baixo o suficiente para permitir que todo polígono (retângulo no wikimapia velho) não possa caber em uma janela de tela cheia, mesmo que apenas uma parte do que ele está mostrando na borda da tela. Então, se um lugar não brilha, você precisa diminuir o zoom.

Coordenadas

URL da Wikimapia

Usuários avançados podem ocasionalmente ser úteis e saberem como decodificar as variáveis ​​em URL da Wikimapia.

URL principal


Um exemplo é o URL da Wikimapia http://wikimapia.org/#lat=53.9560855&lon=-1.9335937&z=3&l=0&m=a&v=2. O objetivo de cada uma das variáveis ​​é:

Variável Objetivo
lat= A latitude do cruzamnto do meio em graus decimais
lon= A longitude do cruzamento do centro em graus decimais
z= O nível do zoom. O mais próximo disponível tende a ser o intervalo de z=14 a z=18, mas há exceções, como os oceanos ou grandes cidades.
l= Uma identificação numérica para o idioma
m= O tipo de mapa: w=Wikimapia mapa, b=Satélite/Satélite + locais antigos, m=Google mapa, h=Google híbrido, s=Google satélite, t=Google terreno), um=automático (obsoleto no beta).
v= A opção selecionada no menu Exibir: 0=Todos os locais, 1=Sem locais, 2=Todos os locais, 3= Mapa de usuário, 5=Ver estradas (obsoleto no beta), 4=Locais apagados, 6=Editar estradas (não será ativado apenas ao ligar).
pesquisar= Alguns textos para colocar na janela de pesquisa (e pesquisar).
mostrar= Um documento interno, a ser exibido.

Nota: Na maioria dos casos, o URL inclui o '#' sinal. Se este for o caso, e você só mudar alguma coisa para a direita do #, você precisa atualizar a página depois de ter feito a sua modificação e pressionando enter. O '#', na verdade, aponta para uma "âncora" nomeado como o que segue dentro da página. Apesar do fato de que essa âncora não existe realmente, o navegador "acredita" que ele tem que ficar na mesma página.

Geoferramentas URL


Tomemos como exemplo: http://wikimapia.org/#lat=-15.7747435&lon=-47.9143596&z=16&l=9&m=a&v=2&gz=0;-479177713;-157770563;29611;0;0;1033;0;58439

Os parâmetros antes de "&gz=" são uma URL da Wikimapia normal, conforme descrito acima.

Os parâmetros a seguir "&gz=" são:

  1. tipo (0=distância medida; 1=medida de área)
  2. longitude do ponto de origem (a longitude ocidental de todos os seus pontos)
  3. latitude do ponto de origem (a latitude mais ao sul de todos os seus pontos)
  4. graus de longitude entre o ponto 1 e origem
  5. graus de latitude entre o ponto 1 e origem
  6. graus de longitude entre a origem e o ponto 2
  7. graus de latitude entre o ponto 2 e origem
  8. graus de longitude entre a origem e o ponto 3
  9. graus de latitude entre o ponto 3 e origem
  10. etc.

Notas:

  • Os parâmetros de grau deve ser lido como se tivessem 7 casas decimais. Por exemplo, 109899353 é realmente 10.9899353.
  • A origem não pode ser um ponto na sua lista de medição Geoferramentas desde a sua longitude e latitude pode vir de diferentes pontos em sua lista. A razão para usar este ponto como a origem pode ser de modo que todos os deslocamentos de localização que são garantidos para ser positivo.
  • A ordem das entradas de posição é diferente da latitude/longitude na URL. Isto é provavelmente devido a um gráfico de uma posição que é geralmente indicada por (x,y), isto é, um plano horizontal (x) e um plano vertical(y).

Local URL


Locais na Wikimapia têm números de identificação interna como um SSN. Por exemplo, o local #1 é um supermercado em um subúrbio a sul de Moscovo: http://wikimapia.org/1/Auchan-Kommunarka-hypermarket . Você também pode encurtar este apenas http://wikimapia.org/1/ se o título não é desejado. Uma vez que nenhuma latitude/longitude é fornecido na URL, a página irá aparecer com uma imagem de satélite pequeno do local em vermelho e você pode clicar no lugar vermelho para ver a página wiki regular e a imagem de satélite centrado naquele local á ampliada de forma adequada.

Voltar para página principal

Personal tools
Namespaces
Variants
Actions
Navigation
Toolbox