São José do Goiabal

Brazil / Minas Gerais / Raul Soares /
 cidade, município
 Carregar uma foto

São José do Goiabal é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Localiza-se a uma latitude 19º55'43" sul e a uma longitude 42º42'18" oeste, estando a uma altitude de 287 metros. Sua população estimada em 2008 era de 5.773 habitantes. Possui área de 185,854 km².

A origem do nome da cidade é explicada pela grande quantidade de goiabeiras nativas no local e faz referência, também, ao padroeiro. Havia um quilombo na região, até 1914, quando ali se estabeleceram Manoel Ribeiro da Torre Júnior, sua esposa e seu filho. O povoado começou a se desenvolver através da agricultura. Em 1938, sua denominação foi simplificada para Goiabal. Após sua emancipação, em 1953, a cidade voltou a se chamar São José do Goiabal.

O forte apelo cultural em São José do Goiabal é muito influenciado pela religião, principalmente a católica. Como exemplos de manifestações religiosas há as festas de Nossa Senhora do Rosário, Jubileu Senhor Bom Jesus e agora a festa do Pe. Ermelindo sempre no primeiro domingo do mês de setembro. O túmulo do padre, a quem são atribuídos milagres, e bastante visitado. Além das festas religiosas São José do Goiabal tem várias manifestações culturais como a festa dos Trabalhadores e a Cavalgada.
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   19°56'17"S   42°39'54"W
Este artigo foi modificado pela última vez 15 anos atrás