Conselheiro Pena

Brazil / Minas Gerais / Conselheiro Pena /
 cidade, município
 Carregar uma foto

Conselheiro Pena, é um município do leste de Minas Gerais, localizado a aproximadamente a 450 km da capital Belo Horizonte e a 91 de Governador Valadares. Principais fontes de rendas do município é à atividades agropecuárias, produzindo principalmente: café, arroz, feijão e milho, e criando aproximadamente 53 mil cabeças de gado.


HISTÓRIA: Conselheiro Pena tem sua origem do Império, da Freguesia de Cuieté, que pertencia a Vila do Carmo (Mariana). (Esta freguesia foi sendo reduzida e hoje é um distrito de Conselheiro Pena, denominado Cuieté Velho). Os primeiros habitantes foram os índios Botocudos, que dominavam a região do Rio Doce. A região era conhecida como Lajão, devido a uma grande laje de pedra as margens do rio Doce, usada para desembarque de pessoas que se dirigiam a Cuieté Velho, local onde a polícia imperial enviava criminosos.

Em 1923, foi denominada Vila Lajão e seu crescimento foi influenciado principalmente pela descoberta de gemas na lavra do Itatiaia e pela construção da estrada de ferro Vitória a Minas em 1908.

O decreto lei nº 148 de 17/12/1938, criou o município de CONSELHEIRO PENA, em homenagem ao grande político mineiro Afonso Augusto Moreira Pena, mais conhecido como Afonso Pena. Atualmente o município conta com seis distritos: Barra do Cuité, Bueno, Cuité Velho, João Pinto, Ferruginha e Penha do Norte.

Para chegar em CONSELHEIRO PENA, existem a BR 381 e a BR 259.


Estado Minas Gerais
Mesorregião Vale do Rio Doce
Microrregião Aimorés
Região metropolitana
Municípios limítrofes Central de Minas, São Geraldo do Baixio, Resplendor, Galiléia, Tumiritinga, Alvarenga, Pocrane, Santa Rita do Itueto, Goiabeira, Cuparaque, Itanhomi, Tarumirim
Distância até a capital 450 quilômetros
Características geográficas
Área 1.408,017 km²
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   19°12'23"S   41°28'13"W
Este artigo foi modificado pela última vez 12 anos atrás