Parque Estadual da Pedra Branca (Rio de Janeiro)

Brazil / Rio de Janeiro / Nilypolis / Rio de Janeiro
 parque ou reserva natural  Adicionar categoria

O Parque Estadual do Maciço da Pedra Branca é um parque brasileiro situado no Município do Rio de Janeiro e mantido pelo estado do Rio de Janeiro.

Localizado entre o Sudoeste e a Zona Oeste do Rio de Janeiro, é o maior parque ecológico da Cidade. Com 12.500 hectares de extensão, o Parque Estadual Maciço da Pedra Branca abriga a maior floresta urbana do mundo e grandes riquezas da fauna e da flora brasileiras.

O Pico da Pedra Branca (1.025 metros), ponto culminante de toda a cidade, pode ser avistado de qualquer parte da região. Constitui-se de calcário, uma formação rochosa de cor branca – daí o nome "Pedra Branca".

O pico é o ponto mais isolado da cidade devido às poucas vias de acesso existentes e à densidade demográfica mais baixa em comparação aos bairros do Centro e Zona Sul. É um dos pontos mais solitários do Rio, mesmo comparando com outros pontos como a Floresta da Tijuca (inteiramente dentro da cidade) e o maciço do Parque Municipal do Mendanha (que também ocupa áreas de elevada densidade demográfica em Nova Iguaçu).
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   22°58'45"S   43°28'41"W

Comentários

  • Primeiramente, gostaria de parabenizar os governos do Estado e do Município do Rio de Janeiro, pela reativação e administração do Maciço da Pedra Branca (antiga cachoeira do Barata); fazendo assim, que os moradores da região, valorizem e preserevem cada vez mais nossas áreas de lazer. Contudo, vale ressaltar, que foi constatado a realização de culto religioso/evangélico(batismo), em um dos locais destinados ao lazer(parte baixa). Assim sendo, solicito a quem de direito, tomar as devidas providências para inibir tal prática; pois nossa área de lazer, não é local para esse tipo de eventos. Ao mesmo tempo, penso que não se deve abrir exceção para nenhuma religião... Portanto, entendo que como cidadãos e moradores temos a obrigação de denunciar, quaisquer tipo de infração/descumprimento/abuso/degradação do nosso Parque Ambiental; principalmente, contra a natureza.
  • Estou de pleno acordo com o sr. Vanderli. Afinal de contas areas de lazer nao e nem devem ser apropriadas para a realizacao de cultos religiosos e sim para o livre acesso da populacao desfrutar seus dias de lazer sem encontrar atropelos em seu caminho.
Este artigo foi modificado pela última vez 12 anos atrás