Peçanha

Brazil / Minas Gerais / Pecanha /
 cidade, município
 Carregar uma foto

Peçanha é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2004 era de 17.097 habitantes.

História
Em 1752, uma expedição comandada por João Peçanha Falcão, partiu da Vila do Príncipe, hoje cidade do Serro, à procura de ouro deu origem à cidade localizada numa encosta da Serra Negra, entre os Morros da Bomba e Paneleiro a 780 metros de altura, com curioso traçado. Descendo pelo Rio Suassuí em direção ao Rio Doce, a expedição subiu até a nascente do Rio Suassuí Pequeno, encontrando aí vestígios de ouro. No local formou-se um povoado e construíram uma igreja que denominaram Igreja de Santo Antônio. As denominações primitivas eram Santo Antônio do Peçanha, Santo Antônio do Descoberto do Peçanha e Rio Doce. A vila foi elevada a cidade em 13 de Setembro de 1881, com o nome de Suaçui, desmembrando-se do município do Serro. Em 1887, voltou a chamar-se Santo Antônio do Peçanha. Em 1911 assumiu o nome de Peçanha.


Geografia
Peçanha localiza-se na região centro-nordeste do estado de Minas Gerais, a 310 km de Belo Horizonte. Suas coordenadas geográficas são: 18°33'S e 42°33'W

Relevo
A zona urbana da cidade possui relevo acidentado, com declividades acentuadas. Uma escarpa coberta por mata virgem circunda o centro urbano. No topo há uma chapada de onde se obtém uma ampla visão do horizonte em ângulo de praticamente 360°, sendo possível vislumbrar, à noite, os reflexos das luzes das cidades de menor altitude, tais como Belo Horizonte, exatos 360 km de distância, e Governador Valadares a 110 km. A cidade, por ter um formato parecido com uma 'panela', tem seus habitantes conhecidos carinhosamente como Paneleiros!
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   18°32'19"S   42°32'17"W

Comentários

  • Este não é o site da empresa, por isso não adianta colocar mensagens para a mesma. Procurem o site oficial ou o telefone para falar diretamente. Obrigado.
  • Cidade de Peçanha a qual tenho muitas saudades, foi ai que iniciei meu estudo antigo curso Ginasial no Colégio Dr Antonio da Cunha, um excelente Colégio e Professores,e otimos colegas, alguns já Falecidos .Obrigada Peçaenses pelo tempo ue ai fiquei.O Colégio que falei hoje é Grupo Escolar.
  • E um prazer conhecer, mesmo pelo computador, a cidade em que meu pai nasceu.
  • conheci Peçanha neste ano,no carnaval alias muito bom,muita alegrias e e diversão segura .Gostei muito da cidade e atenção dos peçaenses,muito atenciosos ,espero voltar novamente;um abraço a todos.
  • Olá pessoal! Talvez este não seja um site adequado para isso, mais gostaria muito de ter contato com a cidade. Mesmo sendo por telefone, queria muito saber o numero da radio ou de qualquer outra meio de comunicação q seja dai. Meu avô era dai, por isso morro de vontade de conhecer meus parentes q estão ai, minha mãe conta uma historia que meu avô saiu da cidade de Peçanha tocando um gado e nunca mais voltou. Queria muito poder encontrar meus parentes, minha mãe também fala direto q queria encontrar a família do pai dela. Não tenho muita certeza, mas me parece que eles tentarão entrar em contato com nós, eu era muito pequena então não sei direito a história. Hoje morro em montes claros mg, minha mãe morra em Botumiirim onde meu avô q pelo que me lembro de mãe falar se chamava Antônio Rodrigues morava. Pessoal queria muito mesmo poder entrar em contato com a cidade como eu falei mesmo sendo através da radio ou outro meio de comunicação...Por favor se alguém poder mim ajudar agradeço desde já, muito obrigada! vou deixar meu numero de telefone da tim (38)92476899
  • Peço desculpas, por tá comentando seu comentário mesmo sem te conhecer. mas queria muito ter contato com a cidade de Peçanha mg, talvez vc possa me ajudar pode ser numero da radio dai ou qualquer outro meio de comunicação. deixei um comentário mais embaixo se poder peço q lei vc vai entender por quero tanto entrar em contato com a cidade. Meu muito obrigado!
  • Mostrar todos os comentários
Este artigo foi modificado pela última vez 12 anos atrás