Igreja de São Sebastião de Itaipu (Niterói)

Brazil / Rio de Janeiro / Niteryi / Niterói / Estrada Francisco da Cruz Nunes, 8429
 igreja católica  Adicionar categoria

Detalhes de quando deu-se o ínicio de suas fundações são imprecisos. Os registros apontam o ano de 1710 como o ano de sua conclusão por padres jesuítas.

Itaipu era então uma próspera comunidade com intensa atividade econômica na produção de açúcar e aguardente.

Em 1755 adquiri o status de paróquia de São Sebastião e teve como pároco o Padre Manuel Francisco da Costa.

Em 1819 a paróquia foi transformada em sede da freguesia de São Sebastião de Itaipu, uma das quatro componentes da vila Real da Praia Grande, depois cidade de Niterói

Em 1822, o Padre Antônio Brandão de Melo sucede o o Padre Manuel Francisco da Costa

Em 1840, o Governo da Província contratou os serviços de João Pinto de Lacerda para reformas na igreja, a reforma não foi concluída tendo sindo paralisanda em 1848.

Em 1891, proclamada a República, o Governador Francisco Portela, entregou-a juntamente com outras ao Bispado do Rio de Janeiro. A conservação e manutenção da igreja, a partir dessa data, passou a ser feita por particulares.

Em 1898, aos 20 de janeiro, a igreja estava pronta para a festa do padroeiro. Foi essa a última reforma feita na igreja.

Em 1908, sem padre com disposição para administrá-la, foi extinta a Paróquia de Itaipu, incorporada à de Nossa Senhora da Conceição de Jurujuba e, mais tarde, à de Rio do Ouro.
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   22°58'9"S   43°2'29"W
Este artigo foi modificado pela última vez 9 anos atrás