Bosque Gutierrez (Curitiba)

Brazil / Parana / Curitiba
 Carregar uma foto

Criado no dia 12 de setembro de 1986 , situa-se na Vista Alegre, região Noroeste da cidade. Uma de suas principais atrações é a fonte de água mineral capaz de fornecer até 1.350 litros de água por hora.
No bosque, o Memorial Chico Mendes, inaugurado em 1989, presta uma homenagem ao líder seringueiro morto no Acre em 22 de dezembro de 1.988. Trechos da carta enviada por Mendes ao juiz de Xapuri, onde ele comunicava que estava sendo ameaçado de morte e pedia proteção da justiça, foram gravados em pedra permanentemente envolvida por uma cortina de água mineral que nasce no próprio bosque. A carta data de 28 de outubro de 1988, 54 dias antes do assassinato de Mendes.
Misteriosos subterrâneos que existiram na então chácara do Dr. João Carlos Gutierrez, ilustre advogado, trazem à tona a lenda do Pirata Zulmiro, antigo dono da chácara no ano de 1894, que teria escondido um tesouro na região.
Trilhas de observações cortam o bosque por entre árvores nativas como as aroeiras, cedros, pitangueiras, os pés de araçá e pinheiros e pés de açoita-cavalo, cuja madeira é usada na fabricação de hélices de avião, formas de sapato e de tanino, ou de canela de sebo, matéria prima ideal para marcenaria e embalagens.
Natureza, lições de ecologia, lendas e mistérios fazem parte do Bosque Gutierrez, uma ótima opção de lazer para o curitibano.

Área: 35.586 m2
Localização: Rua Albino Raschendorfer X Rua Gaspar Carrilho Jr.
Bairro: Vista Alegre
Acesso: gratuito
Ano de Implantação: 1986
Fauna: Sabiá, tico-tico, corruíra e chupim, gambá.
Flora: Aroeira, corticeira, guaramirim, branquilho, cedro, pitangueira, açoita-cavalo, araçá, pitanga, guaçatunga e gabiroba, além de pinheiros nativos.
Equipamentos: Estacionamento, bicas de água potável, estar, ponte de madeira, réplica de escola amazônica.
Horários de funcionamento:
De segunda-feira à domingo, ininterrupto.
Ônibus:
Raposo Tavares e Jardim Mercês
Interbairros II (Terminal Cabral ou Campina do Siqueira)

Prefeitura Municipal: www.curitiba.pr.gov.br/Servicos/MeioAmbiente/areas_verd...
Viaje Curitiba: www.viaje.curitiba.pr.gov.br/pontosturisticos/gutierrez...
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   25°24'46"S   49°17'19"W
Este artigo foi modificado pela última vez 16 anos atrás