Fortaleza do Tapirandu

Brazil / Bahia / Valenca /

A Fortaleza do Tapirandu, o Forte de Morro de São Paulo, é considerado um dos maiores conjuntos defensivos do Brasil, a Fortaleza de Morro de São Paulo ainda conserva 678 m da sua cortina de muralhas e ruínas, hoje protegidas pelo Patrimônio Histórico Nacional.

A construção do Forte se iniciou em 1630 sob as ordens do então Governador Geral Diogo Luiz de Oliveira, para proteger a entrada de esquadras inimigas na chamada "barra falsa da Baía de Todos os Santos" entrada estratégica para o Canal de Itaparica até o Forte de Santo Antônio (atual Farol da Barra) - e também proteger o Canal de Tinharé, essencial no escoamento da produção dos principais centros da colônia (Boipeba, Cairu, Camamu e Itacaré) para o abastecimento da capital, Salvador.

Em 1728 D. Vasco Fernandes Cesar de Menezes, o Conde de Sabugosa, iniciou as obras de ampliação do Forte Velho. A construção foi concluída em 1730, acrescentando o Forte da Ponta e a cortina de muralhas ao conjunto defensivo. A vitória lusitana sobre a esquadra do Almirante francês Villegaignon foi um dos episódios mais marcantes da história do Forte e da história colonial do Brasil.

Obviamente mais agradável que histórias de batalha, o Forte é mágico ao entardecer. As antigas ruínas já não lembram as explosões, senão as dos golfinhos na silhueta de cada mergulho recortada contra o pôr-do-sol. A imensidão do mar vai gradativamente se fundindo às cores do céu nesta noite que já surge estrelada demais… e as águas quase sempre calmas ritmam uma melodia preguiçosa no compasso descabelado das palmeiras à brisa salgada. Este é o Forte de Morro de São Paulo.
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   13°22'31"S   38°55'0"W
Este artigo foi modificado pela última vez 10 anos atrás