Praça Deodoro (São Luís)

Brazil / Maranhao / Sao Luis / São Luís / Praça Deodoro

Logradouro: Praça Deodoro
Bairro: Centro
Localidade / UF: São Luís/MA
CEP: 65020-180

Principal praça de São Luís. Apresenta um grande fluxo de Veículos, com diversas linhas de ônibus e grande número de transeuntes.
Fica localizada no centro da cidade, foi chamada antigamente de Largo do Quartel, por causa da existência do Quartel onde hoje é a Biblioteca Pública Benedito Leite. Em seguida foi denominada de Praça da Independência, de acordo com a lei municipal de 15 de Agosto de 1868. Essa Praça oassou por amplas reformas. Hoje ela é conhecida como Praça Deodoro, homenagem da municipalidade a Marechal Deodoro da Fonseca, homem que se destacou à frente do movimento republicano, dando o golpe de misericórdia no regime monárquico. É local de grandes manifestações públicas. A prefeitura em 1990, liberou para a venda de comércio ambulante, apelidada de Praça do Camelô, porém, sem ato legal.
Nela fica a Praça do Panteon que localiza-se en frente a Biblioteca Pública do Estado onde outrora existiu o Quartel do 24º BC, tem como limites, ao norte e sul as avenidas Silva Maia e Gomes de Castro, ao nascente e poente o Parque Urbanos Santos e a Praça Deodoro. Nela figuram os bustos de Gomes de Sousa, Artur Azevedo, Raimundo Correia, Nascimento de Morais, Coelho Neto, Humberto de Campos, e o mais recente o de Henriques Leal, retirado do largo de São João.
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   2°31'46"S   44°17'47"W

Comentários

  • Saudade dessa Praça fez parte da minha adolecencia, quando morava em São Luiz.
  • depois de bloqueada para dar inicio a sua construção de acordo com a maquete oficial (está no site da prefeitura) vai lá e veja como a prefeitura entregou a praça deodoro, que vergonha ficou aquilo ali uma tremenda falta de respeito ao aos moradores de são luis.
  • Como faço para saber para onde foi os bustos que ficavam na praça Deodoro?
  • Saudades São luis
Este artigo foi modificado pela última vez 12 anos atrás