Itiúba

Brazil / Bahia / Itiuba /

Itiúba é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2007 era de 35.749 habitantes. Emancipado em 1935, localizado no semi-árido, tem uma área total de 1.737,8 km² e uma densidade populacional de 20,22 hab/km². A economia local tem seu forte na pecuária e na extração mineral (minério de ferro e cromo). Aniversário da cidade: 17 de janeiro.Sao muitos seus POVOADOS!!!se destacando ROMULO CAMPOS,por ter o maior numero de habitantes e maior ligação com a sede.
Cercado por lindas serras,montanhas e açudes otimos,a cidade se destaca por fazer o melhor carnaval da região do semi-arido.Seu clima frio,apresenta dias NEBLINOSOS durante o inverno.

Mesorregião Centro-Norte Baiano
Microrregião Senhor do Bonfim
Municípios limítrofes: Cansanção, Queimadas, Filadelfia e Andorinha.
Distância até a capital 400 kms quilômetros
Características geográficas
Área 1.730,792 km²
População 35.749 hab. est. 2007
Densidade 21,0 hab./km²

Clima FRIO
Fuso horário UTC-3
Indicadores
IDH 0,574 PNUD/2000
PIB R$ 50.862.103,00 IBGE/2003
PIB per capita R$ 1.413,11 IBGE/2003

HISTÓRIA




Antes da colonização da região, o território era habitado por índios, sobre os quais não se tem notícia da denominação exata. Quanto a origem do nome da serra, da qual se originou o nome do município, há opiniões diversas: uns acham que se tenha derivado da expressão tupi-guarani - tuyba - que significa "abelha dourada", conforme Teodoro Sampaio e que teria derivado Itiúba; outros, que o termo provém da palavra "itiuba", que na língua indígena quer dizer "água da pedra". Consta que pelos fins do século XVII a região em questão fazia parte da freguesia velha de Santo Antônio de Jacobina. A primitiva povoação constituía a capela de São Gonçalo de Amarante de Itiúba, mais tarde incorporada ao arraial de Senhor do Bonfim da Tapera, com a denominação de São Gonçalo de Amarante da Serra da Itiúba. No sopé da serra, mais abaixo desta última, havia uma fazenda denominada "Salgada", que crescendo, povoou-se, expandiu-se e prosperou, se transformando mais tarde na atual cidade da Itiúba. Até 1930, Itiúba foi parte integrante do município de Queimadas e em 1935 emancipa-se com território desmembrado deste, sendo sua sede elevada à vila
O território do atual Município era habitado pela tribo indígena dos Caricás quando os primeiros colonizadores alí chegaram. Os primitivos habitantes deram ao local a denominação de Itiúba, que em Tupi-Guaraní significa “abelha dourada”.

Segundo uma versão, o início da colonização se deu com a chegada dos portugueses da Casa da Torre e segundo outra, com os colonos provenientes de Inhambupe, Alagoinhas e Cachoeira.

No final do século XVII, o território fazia parte da freguesia velha de Santo Antonio de Jacobina. Transformada depois em “julgado”, teria sido incorporado ao arraial do Senhor do Bonfim da Tapera, em 1697. O fato consta da carta régia assinada por D. Fernando José de Portugal, em 08 de julho de 1697 e dirigida ao ouvidor de Jacobina.

Pela Resolução Provincial nº 1.005, de 16 de março de 1868, foi elevado à categoria de freguesia subordinada à Vila Nova da Rainha (atual município de Senhor do Bonfim). Em 1884, sua subordinação transferiu-se para a Vila Bela de Santo Antonio das Queimadas.

Ao mesmo tempo, a partir de 1860 desenvolveu-se uma povoação na fazenda Salgada (situada no sopé da serra de Itiúba), que em 1880 viria a ser transformada em arraial de Itiúba. Em 15 de abril de 1887, a ferrovia chegou ao local.

Pelo Decreto Estadual nº 9.322 de 18 de janeiro de 1935 foi criado o Município, com território desmembrado de Queimadas, e o Arraial elevado à categoria de Cidade.
Antes da colonização da região que atualmente é ocupada pelo municipio de Itiúba, era o território habitado por tribos indígenas. Desses aborígenes não se tem notícia exata quanto à denominação e demais aspectos. Há, todavia, tradição popular de que, entre as tribos. haveria a dos Cariacás. Quanto à origem do belo nome da serra de que se originou o topônimo, há opiniões controvertidas: uns pretendem que se tenha derivado da expressão tupi-guarani: tu-yba, que significa ‘abelha dourada’, de onde a corruptela ltiúba; outros, todavia, opinam que o termo provém da palavra itaúba, que, em indígena, significa “água da pedra”.
Com o ínicio do povoamento, os índios primitivos se afastaram. Os domínios da Casa da Torre, de Dias d’Avila — elemento colonizador —, atingiam o divisor de águas da Serra da Itiúba. Há notícias, ainda, de que os primeiros povoadores civilizados teriam procedidos dos municípios baianos de Inhambupe, Alagoinhas e Cachoeira. Consta que pelo fim do século XVII a região em foco fazia parte da Freguesia Velha de Santo Antônio de Jacobina.
A primitiva povoação, na aba da serra, constituia a capela de São Gonçalo de Amarante de Itiúba, cujo nome consta de registros demarcatórios de comarcas vizinhas. Transformada depois em ‘julgado”, teria sido incorporada ao Arraial do Senhor do Bonfim da Tapera, pelos idas de 1697. O fato consta de Carta Régia assinada por D. Fernando José, de Portugal, em 8 de julho de 1697, e dirigida ao Ouvidor de Jacobina. lsto quanto ao antigo ‘julgado” de São Gonçalo de Amarante da Serra da Itiúba, que, pela Resolução 1005, de 16 de março de 1868. do Presidente da Província da Bahia, Miguel Nascimento de Azambuja, foi elevada à categoria de Freguesia subordinada, então, ao município de Vila Nove da Rainha. Depois, em 1884, pela Resolução provincial n° 2 454. de 20 de junho. se transferiu sua subordinação para o novo municipio de Vila Bela de Santo Antônio das Queimadas, este desmembrado da Vila Nova da Rainha. Por outro lado, pelos idos de 1860, no sopé da serra, mais abaixo de São Gonçalo de Amarante da Serra da Itiúba. havia uma fazenda denominada Salgada, de propriedade de João Gomes e de D.. Carolina Gomes da Silva. Essa fazenda cresceu, povoou-se, expandiu-se e prosperou. Teria pertencido, também, em caráter sucessório ou não, à família Simões de Freitas. Essa família teria dado impulso bastante para transformar aquela fazenda em núcleo sócio-populacional, que a transformaria mais tarde na atual cidade da Itiúba, transferidos para ali os elementos administrativos , judiciários, religiosos, etc.
Em 1882 o núcleo demográfico da Fazenda Salgada foi elevado à categoria de Arraial da Itiúba, para ali se transferindo a sede do “julgado” de São Gonçalo do Amarante da Serra da Itiúba que, segundo alguns, teria sido, em afastados dias, refúgio de criminosos. Já em 1884, elevado à Freguesia o Arraial recebia o primeiro Padre residente, Firmino de Sousa Estrela, e prosperou, sobretudo por sua mais acessível posição geográfica e pela chegado dos trilhos ferroviários em 15 de abril de 1887. Até 1930 Itiúba foi parte integrante do município de Queimadas. Pelo Decreto Estadual 8.526 de 06 de junho de 1933 foi elevada à categoria de Subprefeitura. O povoado tinha até então a categoria de Arraial. Pelo Decreto 9.322 de 18 de janeiro de 1935, dois fatos se realizaram:
é criado o município de Itiúba, com território desmembrado de Queimadas
a sede que era Arraial é elevada à categoria de Vila.
(Fonte: site do IBGE)

LOCALIZAÇÃO


O município de Itiúba localiza-se na Microrregião Homogênea de Senhor do Bonfim (008), estando enquadrado na Região de Planejamento 004-Nordeste e Administrativa 028-Senhor do Bonfim, além de incorporar-se à Região Econômica 010-Piemonte da Diamantina.

ACIDENTES GEOGRÁFICOS: Avulta como acidente geográfico a grandiosa Serra de Itiúba. O rio mais importante é o Itapicuru-Açu. Outros três rios menores banham o município: o Jacurici, o Cariacá e o Itapicuru-Mirim. Há o Açude do Jacurici com capacidade de de 156 milhões de metros cúbicos.

RIQUEZAS NATURAIS: A flora do município é representada por algumas madeiras de lei, tais como: a baraúna, o cedro, o angico, a peroba e o amargoso. Na fauna sobressaem os macacos, as jaguatiricas, os veados e outros animais de menor porte.

ALTITUDE: a sede tem altitude de 377,3638 metros. Nas cabeceiras da Serra da Itiúba a altitude alcança 680 metros.

ÁREA E POPULAÇÃO: A área do município é de 1.730,792km quadrados. A população era de 36.774 habitantes em 2006. A densidade demográfica nesse mesmo ano era de 21 habitantes por quilômetro quadrade.

(Fonte: site do IBGE)



INFORMAÇÕES DOS MUNICÍPIOS:

Área Total: 1.731 Km2

População Urbana: 8.864 Habitantes

População Rural: 26.679 Habitantes


Fonte: IBGE 2000


POVOADOS E DISTRITOS

O Município está constituído por um único Distrito - a Sede municipal. As principais localidades são: Rômulo Campos, Cacimbas, Covas, Picos e Jacuricí.


DADOS MUNICIPAIS


ASPECTOS ECONÔMICOS

Itiúba tem economia baseada no setor primário, especificamente na agropecuária. Mas o desenvolvimento do setor é bastante prejudicado devido à estiagem prolongada, que tem causado irregularidade nas safras agrícolas e redução dos rebanhos.

Complementarmente, o baixo volume d'água do açude do rio Jacurici impossibilita a continuidade do sistema de irrigação, anteriormente desenvolvido, faltam incentivos públicos para o setor, o produtor rural conta com pouco apoio técnico e utiliza-se de meios rudimentares para a utilização das terras, provocando o baixo rendimento da sua produção. Em conjunto, estes fatores limitam o aproveitamento do potencial agrícola do Município e prevalece uma situação de pobreza da população, sem opções de trabalho e com renda bastante reduzida.

O desenvolvimento do setor também está limitado pela escassez de recursos em virtude da inadimplência e da inexistência de programas direcionados à minimização dos problemas resultantes da seca. Em 1995, a Associação de Caatinga, que reúne pequenos produtores de uma área de Reforma Agrária do Município, foi beneficiada com recursos do PROCERA (Programa de Crédito para a Reforma Agrária).

O setor secundário é incipiente e gera poucos benefícios para a economia municipal. Já o setor terciário reúne a maioria das empresas, com destaque para o segmento varejista. No entanto, o declínio da atividade primária causa impactos diretos sobre o comércio local, que aliados aos problemas econômicos a nível nacional enfraquecem o setor.

TAMANHO DO REBANHO:

Rebanho Caprino: 19.308 Cabeças

Rebanho Ovino: 10.988 Cabeças

Fonte: IBGE 1999
Habitação
Domicílios 7823
Domicílios Urbanos 1985
Domicílios Rurais 5817
Aglomerados Rurais 1067
Fonte: IBGE, Contagem da População 1996


Empresas Registradas
Empresas Registradas 110
Indústrias Agropecuárias 0
Indústrias de Pesca 0
Indústrias Extrativas 0
Indústrias de Transformação 1
Energia Gás Água 1
Contrução 0
Comércio e Similares 84
Alojamento e Alimentação 1
Transporte Armazenagem e Comunicação 2
Financeiras 1
Imobiliárias e Serviços 3
Administração e Segurança Pública 2
Educação 1
Saúde e Serviços Sociais 2
Outras 12
Fonte: IBGE, Cadastro Central de Empresas 1996


Trabalhadores das Empresas Registradas
Total de Trabalhadores 372
Trabalhadores no setor de Pesca 0
Trabalhadores nas Indústrias Extrativas 0
Trabalhadores nas Indústrias de Transformação 2
Trabalhadores no setor de Energia, Gás e Água 8
Trabalhadores no setor de Construção 0
Trabalhadores no Comércio e Similares 137
Trabalhadores nos setores de Alojamento e Alimentação 1
Trabalhadores nos setores de Transporte, Armazenagem e Comunicações 8
Trabalhadores no setor de Intermediação Financeira 6
Trabalhadores no setor Imobiliário 7
Trabalhadores na Administração e Segurança Pública 179
Trabalhadores no setor de Educação 1
Trabalhadores nos setores de Saúde e Serviços Sociais 15
Trabalhadores em outros setores 8
Fonte: IBGE, Cadastro Central de Empresas 1996


Agropecuária
Estabelecimentos Agropecuários 3855
Área dos Estabelecimentos 127337ha
Ocupação com Lavouras 9628ha
Ocupação com Pastagens 82423ha
Ocupação com Matas 24075ha
Números de Bovinos 43721
Números de Suínos 4020
Números de Galináceos 60704
Fonte: IBGE, Censo Agropecuário 1995-1996


Instituições Finaceiras
Agências 1
Valores de Depósitos Não Disponível
Valores da Aplicações Não Disponível
Media dos Depósitos Não Disponível
Media das Aplicações Não Disponível
Fonte: Ministério da Fazenda 1996 - 1998


Eleições Presidenciais
Seções Eleitorais 78
Eleitores 22480
Votos Apurados 15781
Votos em Brancos 3032
Votos Nulos 2025
Votos Válidos 10724
Abstenções 6699
Fonte Tribunal Superior Eleitoral 1998


Vida
Nascimentos 1002
Óbitos 112
Casamentos 79
Separacao 5
Divórcio 109
Fonte: IBGE, Estatísticas do Registro Civil 1995

Geografia
latitude 10º41´30"S
longitude 39º51´12"W
área 1731km²
altitude 378 m
Fonte BIM IBGE 2000

Saúde
Hospitais 2
Leitos Hospitalares 61
Unidades Ambulatóriais 10
Postos Saúde 5
Centros Saúde 2
Consultórios Médicos 1
Consultórios Odontológicos 0
Unidades Hospitalares Gerais 1
Postos Assistência Médica 0
Internações Hospitaláres 2913
Fonte: Ministério da Saúde, DATASUS - 1997

Ensino
Matrículas no Ensino Fundamental 7980
Matrículas no Ensino Médio 449
Matrículas no Ensino PreEscolar 254
Docentes no Ensino Fundamental 348
Docentes no Ensino Medio 23
Docentes no Ensino PreEscolar 14
Estabelecimentos de Ensino Fundamental 161
Estabelecimentos de Ensino Médio 2
Estabelecimentos de Ensino PreEscolar 6
Pessoas com menos de 1 ano de Instrução 14843
Fonte IBGE, Contagem da População 1996

www.itiuba.ba.probrasil.com.br/
www.itiuba.ba.gov.br/
www.ferias.tur.br/informacoes/728/itiuba-ba.html
www.estacoesferroviarias.com.br/ba_paulistana/itiuba.ht...
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   10°41'29"S   39°51'49"W

Comentários

  • Itiúba cidade de onde eu vir onde todos quem a visitar ñ deixar de ir saudades da minha cidade natal eu te amo! itiúba.
  • naci no povoado de pedra solta estou fora a mais de 20 anos tenho muita soudade de itiuba
  • Minha cidade linda e maravilhosa , pois aqueles que visitam a cidade pacata assim dito por eles .Se surpreendem .Pense numa cidade de gente muito boa e calorica. Pois é vamos conhecer o Brasil e em especial Itiúba . Beijão para meus pais que continuam morando e a todos meus familiares . Seu Biduga e D Alice natal estarei ai se Deus quiser . Fuiiiiiiiii !
  • itiuba minha sidade de origr moro en sao paulo 18 amo mais amo minha sidade itiuba meu ptojeto sertanejo kkkkkkkkkkk
  • Boa tarde Saúde Paz, Por que o Decreto nº 9.322 de 18/01/1935, define a elevação de município e, é comemorado em 17/01/ todos os anos ?, como aniversário ? Saudações,
  • oie gente já morei lá lugarzinho bom
  • Mostrar todos os comentários
Este artigo foi modificado pela última vez 12 anos atrás