Freguesia de Candal

Portugal / Centro / Sao Pedro do Sul /
 região, freguesia
 Carregar uma foto

Candal, freguesia serrana do concelho de São Pedro do Sul, Distrito de Viseu, abrange uma área aproximada de 1551 hectares. Esta povoação situa-se na extremidade norte do concelho de São Pedro do Sul, circunscrita pelo de Arouca, distrito de Aveiro.

Esta freguesia é constituída por três aldeias: Candal, Póvoa das Leiras e Coelheira, tendo como freguesias limítrofes a de São Martinho das Moitas, Manhouce, Santa cruz da Trapa e Carvalhais.
Devido à localização em encostas, tanto da aldeia de Candal, como Póvoa das Leiras, poderemos observar extensas escadarias de leiras. Candal, situado em plena serra da Arada ou Gralheira, dista vinte quilómetros da sede de concelho.

As referencias documentais mais precisas a este território datam do século Xl. O território encontrava-se povoado e organizado em características unidades de exploração agrária (“villas”) disseminadas pelas zonas de vale, a coberto das eminências castro-castelejas. Sabe-se que no reinado de D. Dinis o concelho de são Pedro do sul se agrupava sob o designativo de lafões, aparecendo no arrolamento do imposto geral sobre os tabeliães de todo o reino estabelecido em 1287-90, incluído no Bispado de Viseu e com três tabeliães, entre Trancoso (com quatro, que era o número máximo) e Viseu (com dois).

www.candal.jfreguesia.com
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   40°51'11"N   8°10'37"W
Este artigo foi modificado pela última vez 16 anos atrás