Aeroporto Campo de Marte (SBMT) (São Paulo)

Brazil / Sao Paulo / São Paulo
 aeroporto doméstico  Adicionar categoria

O Aeroporto Campo de Marte (ICAO: SBMT) é um aeroporto brasileiro, localizado na zona norte da cidade de São Paulo, no bairro de Santana. Ele não conta com linhas comerciais regulares, mas é onde predomina o tráfego de helicópteros e aviões de pequeno porte, a denominada aviação geral. A maior frota de helicópteros do Brasil está sediada no aeroporto e sua infra-estrutura permite que São Paulo abrigue a segunda maior do mundo desse tipo de aeronave, somente atrás de Nova Iorque.

História

As atividades operacionais do aeroporto foram iniciadas em 1920, sendo ele a primeira infra-estrutura aeroportuária da cidade de São Paulo, quando foi construída a primeira pista para pousos e decolagens bem como um hangar da força pública.

Durante a Revolução de 1932 o governo federal ordena às forças armadas o bombardeio aéreo do Campo de Marte, além da cidade de Campinas, uma Usina Hidrelétrica, posições no Vale do Paraíba – entre Bananal e Barra Mansa e às cidades de Faxina, Buri e Itapetininga.

O Campo de Marte foi alvo de um ataque aéreo pesado pois seus pilotos haviam sido convocados para integrar o Movimento Constitucionalista, juntamente com outros aviadores militares que haviam aderido à causa. Além da destruição provocada pelos bombardeios ao aeroporto, terminada a contenda, todos os aviões do Campo de Marte foram levados para o Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro.

Em 1934, a instalação do Parque da Aeronáutica ocupou uma boa parcela da área do Campo de Marte.

Instalações

O aeroporto abriga atualmente a maior frota de helicópteros do Brasil e opera exclusivamente com aviação geral:

* aviação executiva,
* táxi aéreo,
* escolas de pilotagem (p.ex: Aeroclube de São Paulo)
* Serviço Aerotático das Polícias Civil e Militar.

Um dos três aeroportos da cidade de São Paulo.

Administrado pela Infraero, não realiza operação com aeronaves de grandes dimensões, servido apenas à chamada aviação privada ou geral. Seu movimento é baixo se comparado aos aeroportos de São Paulo em Guarulhos e de Congonhas, mas ainda assim é o quinto maior aeroporto brasileiro em volume de operações, e abriga a maior frota de helicópteros do Brasil.
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   23°30'34"S   46°38'20"W

Comentários

  • Pois é, esse aeroporto vai sumir do mapa se sair o projeto do trem bala do jeito que está. No projeto original, iriam utilizar a área para fazer a estação do trem bala.
Este artigo foi modificado pela última vez 4 anos atrás