Biblioteca Nacional Leonel de Moura Brizola

Brazil / Distrito Federal / Brasilia / Complexo Cultural da República João Herculino, Biblioteca Nacional de Brasília
 biblioteca, Oscar Niemeyer (arquiteto)

Localizado em Brasília, Distrito Federal.
Bairro: Zona Cívico-Administrativa.
Setor: SCTS.

A Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) ou Biblioteca Nacional de Brasília Leonel de Moura Brizola faz parte do Complexo Cultural da República (ou Conjunto Cultural da República). Projetado por Oscar Niemeyer, o conjunto foi inaugurado em 15 de dezembro de 2006, data em que o arquiteto completou 99 anos.

Aberta ao público em 12 de dezembro de 2008, a Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), é uma instituição pública vinculada à estrutura administrativa da Subsecretaria de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secretaria de Estado de Cultura do Governo do Distrito Federal (SC/GDF) e que tem como parceiros os Ministérios de Ciência e Tecnologia (MCT), da Cultura (MinC) e da Educação (MEC). Durante algum tempo, foi conhecida como “a biblioteca sem livros”, pois a construção permaneceu por algum tempo sem acervo e fechado à visitação.

O modelo de biblioteca adotado pela BNB é o chamado híbrido, que prevê a disponibilização da informação nos formatos físico e digital, oferecendo a seus usuários, além de salões de leitura e estudo, espaços multimídia, rede wireless em todo o prédio e acesso livre e gratuito a 51 computadores conectados a internet banda larga. A política institucional da BNB tem como objetivos a inclusão social e digital, a capacitação em competências informacionais e a promoção do hábito de leitura, por meio do uso das novas tecnologias.

A política de acervamento da BNB organiza as obras em duas grandes coleções: Popular e Brasiliana.
A Coleção Popular é formada por obras das mais diversas áreas do conhecimento, com o objetivo de atender pesquisas.
A Coleção Brasiliana busca reunir, preservar e disponibilizar para pesquisadores obras sobre temas brasileiros publicadas no Brasil e no exterior.

O acervo atual foi formado a partir de doações de instituições governamentais, não-governamentais e de coleções particulares de pessoas físicas e jurídicas, totalizando aproximadamente 100 mil exemplares.

Serviços
Atividades culturais
Rede sem fio (Wireless)
Salão de estudo e leitura
Salas de estudo e leitura
Espaço infantil
Espaço Clic
Mala do livro
Agendamento para escolas

Visita Guiada
Visitantes e turistas, com o propósito de conhecer a BNB e seus serviços, poderão ter o benefício de um guia para visitas orientadas. Para isso é necessário um agendamento prévio que deve ser feito pelo e-mail bnb@bnb.df.gov.br

As visitas guiadas acontecem de 30 em 30 minutos, ou quando houver demanda, no horário de 14h às 18h, e visitas agendadas no horário da manhã de 9h30 às 11h30.

Acesso para Portadores de Necessidades Especiais.

CEP: 70.070-150
Telefone: +55 (61) 3325-6257
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta-feira da 09h às 20h45, Sábados e Domingos das 09h às 17h45
E-mail: bnb@bnb.df.gov.br
Página oficial: www.bnb.df.gov.br
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   15°47'47"S   47°52'48"W
Este artigo foi modificado pela última vez 5 meses atrás