Praça do Bosque do Imperador (Petrópolis)

Brazil / Rio de Janeiro / Petrypolis / Petrópolis
 praça, parque, bosque

Conhecida na cidade como "Praça do CENIP".

Criado por Binot era a de um bosque europeu para que o Imperador pudesse gozar de momentos de privacidade, leitura e lazer, como deveria ser seu desejo europeu.

Em sua característica original o bosque apresentava uma constelação de árvores de grande porte, que segundo Gabriel Fróes, “não eram muito importantes para o ecossistema”, mas que se integravam ao contexto original da área.

Segundo Fróes, após a segunda guerra, um “alguém”, em referência explicita a um preposto “urbanizador”, mandou que se cortassem sem propósito as tradicionais árvores presentes.

Já em maio de 1966 o prefeito Castrioto inicia o corte dos eucaliptos mas a remodelação do bosque só iria se concretizar anos mais tarde.

Em junho de 1970, a nova Praça do Bosque do Imperador, com o formato original que atualmente se encontra, foi inaugurada para tristeza daqueles que saudosamente lembravam-se das frondosas árvores que mesmo sendo substituídas por um replantio de eucaliptos eram lembradas.

Já em outubro de 1979 foi inaugurado na então Praça do Bosque do Imperador o Monumento ao Professor, erguido por iniciativa do então Centro

Regional de Cultura e Trabalho em Petrópolis, com o busto em homenagem ao professor Henrique Pinto Ferreira, que bem mais tarde foi transferido para o calçadão em frente ao Colégio Pedro II, onde se encontra até hoje.
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   22°30'28"S   43°10'27"W
Este artigo foi modificado pela última vez 3 anos atrás