Museu du Ritmo (Salvador)

Brazil / Bahia / Salvador / Avenida Jequitaia
 Carregar uma foto

Mais um espaço cultural promete agitar já em fevereiro a capital baiana: o Museu du Ritmo, cuja concepção veio do músico Carlinhos Brown, que contou com o projeto do arquiteto Sidney Quintela. Localizado no Mercado do Ouro, que fica no bairro histórico do Comércio de Salvador, o empreendimento, de tão inovador, consiste em uma mistura de museu, casa de espetáculos, galeria de arte e escolas de inclusão. A idéia de Brown é que haja a integração de vários ritmos: educação, música, arte.

Além disso, o Museu du Ritmo terá restaurante, boate, núcleo de moda e a tão esperada Calçada da Fama, que homenageará grandes artistas da música brasileira. A igreja de Santa Luzia, que fica atrás do Mercado de Ouro, também será totalmente revitalizada. "Para esse trabalho, eu li, em 30 dias, a viagem que tinha na cabeça de Brown. Essa nossa sintonia já vem de outro projeto que estamos tocando juntos, ligado à fundação alemã Estrela do Mar", conta Quintela. E completa: "Definimos todas as interferências que o museu passará ao longo de dez anos, quando tudo será finalizado."

Divulgação

Baile do Bloco Parado acontece no novo espaço.
O projeto tem como pano de fundo um trabalho social com os moradores do bairro do Pilar: uma escola de inclusão digital atenderá a comunidade carente, mais empregos serão gerados e haverá aquecimento no turismo de Salvador, devido à restauração do antigo casarão do século 19.

www.museuduritmo.com.br
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   12°58'4"S   38°30'30"W
Este artigo foi modificado pela última vez 5 anos atrás