Pedra do Sino (Guapimirim)

Brazil / Rio de Janeiro / Teresypolis / Guapimirim
 montanha, mirante

Elevação: 2255 metros
É o ponto culminante do Parque Nacional da Serra dos Órgãos da cidade de Teresópolis, Rio de Janeiro. É um local muito procurado por montanhistas e alpinistas para a prática de diversos esportes e atividades turísticas. Seus vales e penhascos imensos são impressionantes, e suas várias plataformas de observação oferecem uma visão panorâmica de toda região. Atualmente, suas trilhas vem sendo usadas por muitos visitantes que buscam um lugar tranquilo para entrar em contato com a natureza, aproveitar um visual ímpar e respirar o ar puro da montanha. Além disso, o lugar oferece alguns trechos para a prática de rapel e escaladas. A época mais recomendada para visita é o inverno, devido ao baixo índice de chuvas, que são um dos maiores perigos no alto da montanha.

(*) - Baseado nas novas medições efetuadas pelos pontos culminantes (montanhas brasileiras), a altitude da Pedra do Sino é 2.275 metros, e não 2.263 metros, como constava pela medição antiga.
Mas em novembro de 2014, foi concluida medição feita pelo doutor em geociências, Antônio Paulo Faria, utilizando rastreamento com DGPS (GPS de maior precisão), lhe aferindo a altitude de 2.255 metros, homologada pelo IBGE.
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   22°27'43"S   43°1'52"W
Este artigo foi modificado pela última vez 7 anos atrás