Escola Técnica de Agricultura - ETA (Viamão)

Brazil / Rio Grande do Sul / Viamao / Viamão
 escola/colégio (ensino fundamental/médio), escola técnica/agrotécnica
 Carregar uma foto

Fundada em 1910, a Escola Técnica de Agricultura (ETA) se localiza num Campus de 407 ha, em Viamão/RS, entre a RS 040 e a antiga estrada que leva ao Bairro Passo do Vigário. Muitos de seus alunos tem se destacado nos cenários estadual e nacional, sendo um dos mais conhecidos o engenheiro Leonel de Moura Brizola, formado na turma de 1938 e que entre diversas funções publicas ocupadas foi governador do Rio Grande do Sul, duas vezes governador do Rio de Janeiro, duas vezes candidato a presidente da república e um grande defensor da escola publica.

Um fato que se torna notável quando visitamos os mais de 400 ha. É que ao passearmos pelas áreas da escola, nos sentimos como que numa pequena cidade do interior, com seu dia-a-dia tomado de tarefas e lidas campeiras, desde a manufatura de alimentos de origem vegetal, até o tratamento dos animais. Já na área de ensino a ETA conta em sua estrutura com biblioteca, laboratórios de biologia, física e química, auditório, área esportiva com pista atlética, 11 mil metros de área construída e um centro de treinamento para cursos.

Museu do ETA
Idealizado pelo professor José Carlos Becker na década de 70, o museu de ciências abriga hoje, também o antigo acervo do museu da Faculdade de Veterinária da UFRGS. O museu conta ainda com um mini auditório, revistas cientificas e diversas peças expostas como um tubarão e a peça que chama mais atenção: um terneiro xifópago que nasceu na escola nos anos 70.
Além disso, realiza diversas exposições e trabalhos dos mais variados temas, como o solo, rochas minerais e ervas.
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   30°5'40"S   50°58'59"W
Este artigo foi modificado pela última vez 2 anos atrás