Monteiro Lobato

Brazil / Sao Paulo / Cacapava /
 cidade, município

Cidade do estado de São Paulo, distante da capital cerca de 132 Km e 27 Km de São José dos Campos. Está localizada na microrregião de Campos do Jordão, tem altitude de 685m e em 2007 o IBGE estimava a sua população em 3.994 habitantes.

O aniversário da cidade é comemorado em 26/04.
O município tem 332,7 Km²
É ligado pela rodovia estadual SP-50, São José dos Campos-Campos do Jordão e Sul de Minas Gerais, que há muito tempo se encontra totalmente asfaltada.


Encravada no sopé da Serra da Mantiqueira localiza-se Monteiro Lobato. A cidade é pacata e sua população se orgulha de um dia ter acolhido como morador o escritor que lhe dá o nome. De tão próximas, suas montanhas parecem abraçar a zona urbana.

Das grotas nas matas brotam belas quedas d’água, corredeiras e riachos de águas límpidas e frias que desembocam no rio Buquira, afluente do Paraíba.

Quem visita Monteiro Lobato e se dedica um dedo de prosa com antigos moradores na Praça de Baixo ouve bons e curiosos causos do folclore local ou do imaginário de cada um.

Na Praça de Cima, com suas grandes janelas de madeira envernizada e portas de pé-direito alto, o antigo prédio do Paço Municipal chama atenção por sua beleza, assim como a pracinha ao estilo São Paulo Antiga.

Em frente à prefeitura localiza-se a sede da Associação de Artesãos Sapeca (Saci-pererê Cultura e Arte), onde o turista pode adquirir objetos de palha, bambu ou madeira, além de bonecos dos personagens do escritor, como a Emília, Visconde de Sabugosa, Tia Nastácia, Dona Benta e outros.

De uns tempos para cá iniciativas privadas têm alavancado o turismo ecológico, opção para quem quer andar a cavalo, tomar um banho de cachoeira ou simplesmente passar um dia em contato com a natureza.

O turista ainda pode visitar o Sítio do Pica-pau Amarelo, onde o escritor Monteiro Lobato morou e onde teria se inspirado para escrever as suas principais obras. No local estão móveis e objetos que pertenceram ao escritor. Chega-se ao local por estrada asfaltada, indo em direção a Caçapava.

Xodós das crianças nas festas, os Pereirões – bonecos com mais de dois metros de altura – já se incorporaram às manifestações culturais do município, que prevê em seu calendário oficial eventos importantes, como a Festa do Cavalo Pangaré e a Festa de Nossa Senhora do Bonsucesso, padroeira da cidade. Na comemoração da padroeira, são realizados leilões de prendas vivas e servido à população um almoço com afogado e macarronada.

A propósito, a culinária tem atraído muitos turistas a Monteiro Lobato, em especial para saborear o torresmo à pururuca, que faz parte do cardápio dos principais restaurantes como acompanhante do tutu de feijão, da couve refogada na manteiga e da costelinha de porco. Num único restaurante cerca de 100 quilos de toucinho são transformados em torresmo todo final de semana.

Depois do almoço, a sobremesa. E aí sobram opções caseiras: doces de leite, abóbora, laranja, mamão, banana, cidra, que também podem ser adquiridos em compotas. Para acompanhar, a sugestão é uma fatia de queijo branco, fresco, produzido na cidade, como os doces.

www.explorevale.com.br/cidades/monteirolobato/index.htm
www.monteirolobato.sp.gov.br/
www.explorevale.com.br/cidades/monteirolobato/turismo.h...
www.sitesnobrasil.com/directorio/c/cidade-monteiro-loba...
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   22°56'14"S   45°47'55"W
Este artigo foi modificado pela última vez 13 anos atrás