Patu

Brazil / Rio Grande do Norte / Patu /
 cidade, município

Cidade da região Oeste Potiguar, estando a 300 Km distante de Natal. Em 1890 desmembrou-se de Martins e o nome Patu significa "terra alta" na língua tupi. Alguns dos seus distritos foram desmembrados ao longo do tempo, a saber: Almino Afonso, Messias Targino, Olho d'Água do Borges e Rafael Godeiro. Patu é considerado um dos melhores lugares do mundo para o vôo de asa delta ou parapente (paraglider), mantendo os recordes de distância solo declarada, duplo declarada e duplo livre. Em 2007 o IBGE estima a sua população em 11.303 habitantes.
Área territorial de 328 km². Altitude: 248 m

Municípios limítrofes Almino Afonso, Rafael Godeiro, Olho-d'Água do Borges, Caraúbas, Messias Targino, Catolé do Rocha e Belém do Brejo do Cruz.

História
Os primeiros habitantes da terra foram os índios Cariris, depois os colonos criadores de gado, por volta do Século XVIII e do Século XIX. Houve um povoamento muito lento, os primeiros povoadores vieram de Apodi, entre eles o Padre Francisco Pinto de Araújo, o Coronel Antônio de Lima, Abreu Pereira, e os capitães Leandro Saraiva de Moura e Geraldo Saraiva de Moura. Algumas das primeiras casas do povoado ainda existem.

Geraldo Saraiva de Moura instalou sua casa da fazenda no pé da Serra de Patu. Em 7 de julho de 1777, ele foi escolhido para ser o administrador do patrimônio de Nossa Senhora das Dores; nesta data, ele recebeu a primeira escritura de doação do capitão Inácio de Azevedo Falcão, medindo 40x80 braças — iniciava-se assim a formação do referido patrimônio.

Com o passar dos tempos o povoado foi crescendo com o nome de "Patu de Dentro", e em 1852 foi aprovada a sua fundação pelo Governador da Província, o Dr. José Joaquim da Cunha, com o nome de "Distrito de Paz de Patu", pela Resolução nº. 250, de 23 de março de 1852, sendo subordinado à cidade da Imperatriz, hoje Martins.

Na metade do Século XIX, o capitão José Severino de Moura, sucessor do fundador, conseguiu a aprovação da fundação do povoado com o presidente da província do Rio Grande do Norte. Depois passou a chefia do município a seu filho José Severino de Moura Júnior e seu sobrinho Raimundo Basílio de Moura, o que durou até o início da República.

O Governador Pedro Velho de Albuquerque Maranhão elevou o povoado à categoria de vila e o Distrito a município, pelo Decreto nº 53, datado de 25 de setembro de 1890. O município de Patu foi desmembrado de Martins.

Origem do nome Patu
Segundo o historiador Luís da Câmara Cascudo, "Patu" em língua tupi quer dizer "terra alta", "chapada", "planalto", "chapada sonora", "serra do estrondo".

Patu, era um município grande, desde sua fundação em 1890 até 1953, quando começou a ser retalhado em novos municípios. Dele foram desmembrados os seguintes municípios: Almino Afonso, Messias Targino, Olho-d'Água do Borges e Rafael Godeiro. Todos eram distritos de Patu. Com a expansão da criação de novos municípios no estado, esses distritos conseguiram a sua autonomia política, por proposições da Assembléia Legislativa e por força de leis do Governo Estadual.
Patu » História

O Município de Patu fica situado na microrregião serrana, do Rio Grande do Norte, uma zona de agricultura e pecuária, que no início da colonização estava ligado ao ciclo dos currais.

Os primeiros habitantes da terra foram: os índios "Cariris", depois dos colonos criadores de gado, por volta do século XVIII e no século seguinte; houve um povoamento muito lento, os primeiros povoadores vieram de Apodi, entre eles o Padre Francisco Pinto de Araújo, o Coronel Antônio de Lima, Abreu Pereira, e os Capitães Leandro Saraiva de Moura e Geraldo Saraiva de Moura. Algumas das primeiras casas do povoado ainda existem.

Geraldo Saraiva de Moura instalou sua casa da fazenda no pé da serra de Patu. Em 07 de julho de 1777, ele foi escolhido para ser o administrador do patrimônio de Nossa Senhora das Dores; nesta data, ele recebeu a 1ª escritura de doação do Capitão Inácio de Azevedo Falcão, medindo 40x80 braças, iniciava-se assim a formação do referido patrimônio.

Com o passar dos tempos o povoado foi crescendo com o nome de Patu de Dentro, e, em 1852 foi aprovada a sua fundação pelo Governador da Província, o Dr. José Joaquim da Cunha com o nome de Distrito de Paz de Patu, pela Resolução nº. 250, de 23 de março de 1852, sendo subordinado à cidade da Imperatriz, hoje Martins.

Na metade do século XIX, o Capitão José Severino de Moura, sucessor do fundador, conseguiu a aprovação da fundação do povoado com o presidente da província do Rio Grande do Norte. Depois passou a chefia do município a seu filho José Severino de Moura Júnior e seu sobrinho Raimundo Basílio de Moura, que durou até o início da República.

O Governador Pedro Velho de Albuquerque Maranhão elevou o povoado à categoria de vila e o Distrito a município, pelo Decreto nº 53, datado de 25 de setembro de 1890. O município de Patu foi desmembrado de Martins.

ORIGEM DO TOPÔNIMO PATU: conforme contos populares, dois caboclos irmãos tinham suas casas e terrenos próximos ao pé da serra e um dia um dos caboclos disse ao outro: "Quando eu morrer isto aqui fica PA-TU. Daí surgiu o nome Patu".

No entanto, a informação mais aceita é a do historiador Câmara Cascudo, que diz que Patu em língua tupi quer dizer: terra alta, chapada, planalto, chapada sonora, serra do estrondo.

Patu é uma denominação Cariri, índios que habitavam aqui antes da chegada dos colonizadores.

Patu, era um município grande, desde sua fundação em 1890 até 1953, quando começou a ser retalhado em novos municípios. Dele foram desmembrados os seguintes municípios: Almino Afonso, Messias Targino, Olho D´água do Borges e Rafael Godeiro, todos eram distritos de Patu. Com a expansão da criação de novos municípios no Estado, esses Distritos conseguiram a sua autonomia política, por proposições da Assembléia Legislativa e por força de Leis do Governo Estadual.

Ainda hoje, Patu é uma cidade pólo, de atração comercial onde os municípios circunvizinhos se abastecem. Após os desmembramentos sofridos, Patu ficou com uma área pequena de apenas 369 Km2, porém de terras férteis e produtivas.



Fonte: Prefeitura Municipal de Patu


Ainda hoje, Patu é uma cidade pólo, de atração comercial onde os municípios circunvizinhos se abastecem. Após os desmembramentos sofridos, Patu ficou com uma área pequena de apenas 369 km², porém de terras férteis e produtivas.

Patu tem grandes atrações turisticas: Serra de Patu, Santuário do Lima (Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis) e a Rampa de Vôo Livre, dentre outros.
Habitação
Domicílios 2667
Domicílios Urbanos 2103
Domicílios Rurais 550
Aglomerados Rurais 0
Fonte: IBGE, Contagem da População 1996


Empresas Registradas
Empresas Registradas 116
Indústrias Agropecuárias 0
Indústrias de Pesca 0
Indústrias Extrativas 0
Indústrias de Transformação 1
Energia Gás Água 1
Contrução 0
Comércio e Similares 97
Alojamento e Alimentação 1
Transporte Armazenagem e Comunicação 3
Financeiras 1
Imobiliárias e Serviços 2
Administração e Segurança Pública 2
Educação 1
Saúde e Serviços Sociais 1
Outras 6
Fonte: IBGE, Cadastro Central de Empresas 1996


Trabalhadores das Empresas Registradas
Total de Trabalhadores 545
Trabalhadores no setor de Pesca 0
Trabalhadores nas Indústrias Extrativas 0
Trabalhadores nas Indústrias de Transformação 2
Trabalhadores no setor de Energia, Gás e Água 6
Trabalhadores no setor de Construção 0
Trabalhadores no Comércio e Similares 114
Trabalhadores nos setores de Alojamento e Alimentação 1
Trabalhadores nos setores de Transporte, Armazenagem e Comunicações 3
Trabalhadores no setor de Intermediação Financeira 3
Trabalhadores no setor Imobiliário 4
Trabalhadores na Administração e Segurança Pública 377
Trabalhadores no setor de Educação 1
Trabalhadores nos setores de Saúde e Serviços Sociais 0
Trabalhadores em outros setores 34
Fonte: IBGE, Cadastro Central de Empresas 1996


Agropecuária
Estabelecimentos Agropecuários 358
Área dos Estabelecimentos 31916ha
Ocupação com Lavouras 4638ha
Ocupação com Pastagens 12743ha
Ocupação com Matas 9034ha
Números de Bovinos 7884
Números de Suínos 235
Números de Galináceos 7627
Fonte: IBGE, Censo Agropecuário 1995-1996


Instituições Finaceiras
Agências 1
Valores de Depósitos Não Disponível
Valores da Aplicações Não Disponível
Media dos Depósitos Não Disponível
Media das Aplicações Não Disponível
Fonte: Ministério da Fazenda 1996 - 1998


Eleições Presidenciais
Seções Eleitorais 26
Eleitores 9396
Votos Apurados 7354
Votos em Brancos 1490
Votos Nulos 521
Votos Válidos 5343
Abstenções 2042
Fonte Tribunal Superior Eleitoral 1998


Vida
Nascimentos 301
Óbitos 67
Casamentos 85
Separacao 3
Divórcio 64
Fonte: IBGE, Estatísticas do Registro Civil 1995

Geografia
latitude 6º6´36"S
longitude 37º38´12"W
área 302km²
altitude 249 m
Fonte BIM IBGE 2000

Saúde
Hospitais 2
Leitos Hospitalares 56
Unidades Ambulatóriais 7
Postos Saúde 4
Centros Saúde 1
Consultórios Médicos 0
Consultórios Odontológicos 0
Unidades Hospitalares Gerais 1
Postos Assistência Médica 0
Internações Hospitaláres 2339
Fonte: Ministério da Saúde, DATASUS - 1997

Ensino
Matrículas no Ensino Fundamental 2716
Matrículas no Ensino Médio 435
Matrículas no Ensino PreEscolar 559
Docentes no Ensino Fundamental 138
Docentes no Ensino Medio 18
Docentes no Ensino PreEscolar 46
Estabelecimentos de Ensino Fundamental 38
Estabelecimentos de Ensino Médio 1
Estabelecimentos de Ensino PreEscolar 27
Pessoas com menos de 1 ano de Instrução 3144
Fonte IBGE, Contagem da População 1996

www.patu.rn.probrasil.com.br/
www.ferias.tur.br/informacoes/7232/patu-rn.html
www.nataltrip.com/cidades/patu
www.xcnordeste.com.br/index.php?option=com_content&task...〈=br
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   6°4'14"S   37°36'55"W
Este artigo foi modificado pela última vez 5 anos atrás