Hidroelétrica Luiz Gonzaga (Itaparica) (Jatobá)

Brazil / Pernambuco / Petrolandia / Jatobá
 represa ou barragem  Adicionar categoria

Luiz Gonzaga (Itaparica)

A hidrelétrica funciona em Pernambuco e possui capacidade de gerar quase 1 milhão e 480 mil kW. O reservatório acumula quase 11 bilhões de m³ (metros cúbicos). A formação do lago inundou áreas da Bahia e Pernambuco antes habitadas por 10 mil e 500 famílias que foram reassentadas em 3 cidades e um povoado, em projetos de irrigação que hoje contam com mais de 15.000 hectares em operação.

A Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), durante os anos 70 e 80, realizou a construção da Usina Hidroelétrica de Itaparica, atual Luiz Gonzaga, dando aproveitamento ao potencial hidroelétrico, que já vinha sendo inicialmente explorado pela instalação de um pequeno gerador na cachoeira de Itaparica.

Tal obra modificou profundamente a história de Petrolândia, afinal grande parte do antigo município foi inundada, inclusive a própria cidade, obrigando toda a população a deslocar-se para uma área totalmente estranha e adversa; como a nova cidade de Petrolândia, novo Projeto Apolônio Sales, Agrovilas dos Blocos I, II, III e IV.

www.petrolandia.pe.gov.br/interna.asp?id=1
www.chesf.gov.br/energia_parquedegeracao.shtml
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   9°8'42"S   38°18'38"W

Comentários

  • It is a Dam?
Este artigo foi modificado pela última vez 15 anos atrás