Igreja de Nossa Senhora da Penha (Rio de Janeiro)

Brazil / Rio de Janeiro / Duque de Caxias / Rio de Janeiro / Largo da Penha, 19
 igreja católica  Adicionar categoria

Destaca-se pela devoção popular , difundida em quase todo país, e pela original localização, num penhasco bastante alto e de pura pedra, fazendo com que seja avistada a quilômetros de distância.
Foi construída em 1635, como igrejinha simples e rústica, pelo capitão Baltazar de Abreu Cardoso, em terras de sua propriedade. Em 1728,a confraria foi transformada em Venerável Irmandade de N.S da Penha de França.
Obras foram feitas para a ampliação, especialmente a escadaria, para dar mais segurança a quem subia a imensa rocha. Objeto hoje de lendas, e local de pagamento de promessas, a agora famosa escadaria tem 365 degraus abertos na rocha-viva e há os devotos que sobem de joelhos em penitência.
O interior da igreja denota simplicidade, tendo apenas um altar na capela-mor onde está a imagem da padroeira. Ao fundo pode-se ver o antigo altar da primeira ermida com a imagem de N.S do Rosário. O templo tem duas torres, com carrilhão vindo de Portugal.
Atualmente a igreja é centro de grandes romarias, sobretudo no mês de outubro, dedicado á devoção da santa. Existe no local a Casa dos Romeiros e uma grande sala das promessas, com ex-votos e grande número de objetos.

Endereço: Largo da Penha, 19 - Penha Circular
Telefone: +55 (21) 2290-0942
Fax: +55 (21) 2560-2317
Visitação: Diariamente 7-18h
E-mail: santuariodapenha@uol.com.br
WebSite: www.santuariopenhario.org.br
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   22°50'39"S   43°16'30"W

Comentários

  • Sou moradora da Vila da Penha, desde crianca frequento o Santuario da Penha sao 382 degraus.
Este artigo foi modificado pela última vez 10 anos atrás