IEMA - Unidade Plena Rio Anil (São Luís)

Brazil / Maranhao / Sao Luis / São Luís / Rua Nova, S/Nº
 escola/colégio (ensino fundamental/médio), escola técnica/agrotécnica, cursos de formação profissional

O Centro Integrado Rio Anil (CINTRA) é um complexo educacional pertencente a rede estadual de ensino, com aulas do ensino fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de cursos profissionalizantes, que atendem mais de 8 mil alunos, tornando-a uma maiores escolas públicas do Maranhão. O CINTRA foi criado pelo governador Edison Lobão em 1993, quando foi instituída a Fundação Nice Lobão, entidade governamental sem fins lucrativos. Em 2019, após medida provisória decretada pelo governador Flávio Dino, a Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou a Lei nº 219/2019, que extinguiu a fundação e passou as competências do complexo educacional para o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia (IEMA), do qual o CINTRA tornou-se uma unidade plena.

O CINTRA ocupa o prédio da extinta Companhia de Fiação e Tecido do Rio Anil, criada em 1893, que pertenceu ao Grupo Jorge & Santos, produzindo 1 milhão de metros de tecido de algodão por ano, e tendo papel fundamental no desenvolvimento do bairro do Anil, onde fica localizada. Com o declínio da cultura do algodão no Maranhão, a fábrica fechou as portas em 1966, a exemplo de vários outros cotonifícios localizados em São Luís, como a Santa Amélia, Fabril, Canhamo, Camboa, entre outras. O prédio foi posteriormente adquirido pelo governo estadual em 1991 e restaurado para abrigar o complexo educacional.
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   2°32'42"S   44°14'14"W

Comentários

  • e uma escola muito bonita e de grande inportancia para acomunidade
  • Uma escola impar em importância e imponência...o CINTRA carrega uma historicidade única em cada parede, em cada canto; quem me dera compreendesse isso enquanto estudei lá. Por: Rafael Costa.
Este artigo foi modificado pela última vez 2 meses atrás