Morro da Providência (Rio de Janeiro)

Brazil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
 colina, morro, favela, aglomerados subnormais, invasão

Morro da Providência é um comunidade localizada nas encostas do morro homônimo entre os bairros do Santo Cristo e da Gamboa, na zona portuária, área central da capital fluminense.

É atualmente a favela mais antiga da cidade, e sua povoação começou no final do século XIX e início do século XX, com migrantes vindos da Bahia (soldados da Guerra de Canudos) e, posteriormente, do interior do estado de São Paulo. Seu nome original era Morro da Favela, em referência a uma planta chamada favela, que existia nos morros que circundavam o arraial de Canudos (Bahia). Daí o termo passou a designar todo tipo de ocupação semelhante, se generalizando pelo Rio de Janeiro, depois no Brasil inteiro.
A vertente oposta voltada para o Campo de Santana, a partir de 1840, foi devastada por enormes pedreiras, e seus moradores conviveram com suas explosões até os anos 1970.

Hoje conta com uma comunidade nordestina crescente, mas não chegando a ultrapassar em quantidade a comunidade negra. O morro também abriga a comunidade da escola de samba Vizinha Faladeira, campeã do carnaval de 1937.
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   22°54'3"S   43°11'47"W

Comentários

  • as pessoas deste local deveriam se organizar e melhorar a qualidade de vida deles mesmos. Lixo espalhado por todo o canto. Muito triste isso num local perto de um local histórico e turístico, como é a Central do Brasil
  • a provi agora é upp uahauahau
Este artigo foi modificado pela última vez 9 anos atrás