Açude Público Pataxó (Ipanguaçu)

Brazil / Rio Grande do Norte / Acu / Ipanguaçu
 água, represa ou barragem
 Carregar uma foto

DESCRIÇÃO GERAL

A barragem do Açude Pataxó barra o rio Pataxó, afluente do rio Açu (ou Piranhas), e localiza-se no município de Açu, estado do Rio Grande do Norte. O acesso ao local se faz a partir de Natal, pela BR-304.

O objetivo do açude é a regularização do rio Pataxó, propiciando a irrigação da várzea a jusante. Além disso, o sistema Pataxó - Lagoa da Ponta Grande regulariza o fluxo de água para a lagoa, permitindo um melhor desenvolvimento da agricultura.

HIDROLOGIA

A pluviometria média foi calculada entre as médias de três postos da região: Pixoré, Angicos e Açu, para um período de 10 anos de observação. O volume afluente ao reservatório foi avaliado utilizando-se a metodologia do Engº Aguiar, bem como o volume armazenável do açude, calculado para duas vezes o volume afluente. A descarga máxima provável foi calculada pela fórmula de Ryves.
CARACTERÍSTICAS HIDROLÓGlCAS

Área da bacia hidrográfica 900km'

Pluviometria média :405,6mm

Volume afluente: 12 x l0"m³

Descarga máxima: 746m³/s

O Complexo Migmatítico Gnáissico constitui a unidade lito-estratigráfica representativa do local da obra. Esta unidade apresenta-se composta por uma associação de gnaisses granítico e xistoso entrecortados por pequenos diques de quartzo-feldspato.

Os gnaisses se apresentam de pouco a medianamente alterados, com plano de fraturas pouco desenvolvido. Geralmente se apresentam selados.
Os materiais terrosos empregados foram provenientes de solos residuais de gnaisses, de composição areno-silto-argilosa (SC-SM), e o material pétreo, de ocorrência de gnaisse granítico, próximo à barragem.

O vale barrado é piano, com uma barragem de altura quase constante na maior parte de sua extensão. Junto à extremidade direita da barragem, numa sela topográfica, foi construído o vertedouro. Próximo à ombreira direita, sob a barragem de terra, situa-se a tomada d'água.

A barragem tem seção homogênea, com crista na cota 35,00 e talude de montante 1V:2H até a meia-altura, onde passa a 1V:2,5H. Do lado de jusante, o talude é l V:2H, com uma berma na cota 28,00. No trecho de montante, os solos existentes na fundação foram escavados, estando o aterro compactado apoiado diretamente sobre a rocha. O comprimento da crista da barragem é de 704 m, e sua altura de 16,50 m.
VERTEDOURO

O vertedouro de soleira livre com perfil Creager, possui sua soleira na cota 32,00 e extensão de cerca de 150 m. Sua capacidade de descarga é de 746 m³/s.

TOMADA D'ÁGUA

A tomada d'água é do tipo torre com passadiço, ligada à galeria horizontal. A tubulação tem diâmetro de 0,60 m, envolvida por concreto. A galeria está apoiada na cota 27,50 e possui anéis "corta-águas" para controle de percolação. A tomada d'água está dimensionada para escoar em média 1,06m³/s.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

DNOCS. Memória descritiva e justificativa do Projeto do Sistema Pataxó - Lagoa da Grande. Recife, 1949. 27 p.
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   5°37'12"S   36°48'50"W

Comentários

  • O açude Pataxó tem capacidade para armazenar 24 milhões de metros cúbicos de água.
Este artigo foi modificado pela última vez 12 anos atrás