Estação Ferroviária do Cais do Sodré (Lisboa)

Portugal / Lisboa e Vale do Tejo / Lisbon / Lisboa
 estação de trem, estação de metrô, terminal ferroviário

Linha de Cascais.
Há vários séculos, que no Cais do Sodré todas as culturas atracam. Desde sempre um local estratégico na cidade de Lisboa, ou não tivesse como vizinho o Rio Tejo.

Na época dos Descobrimentos, a Ribeira das Naus, hoje Cais do Sodré, era o terreiro onde se localizavam tradicionalmente os estaleiros de construção dos navios que se aventuravam por marés nunca antes navegados na época dos Descobrimentos. Aquele foi durante muitos anos o coração da cidade. Hoje o Cais do Sodré continua a ser um local de grande agitação.

À saída da estação, terminal da linha de Cascais, podemos ver a Praça da Ribeira, uma mescla incomparável de cores, sons e odores. Esta zona é também muito característica pelos bares, nem sempre bem frequentados, mas típicos de uma zona que outrora recebia os marinheiros.

Subindo a Rua do Alecrim vamos dar ao Largo Camões, depois Chiado, Bairro Alto... A Lisboa das igrejas, dos cafés das tertúlias, das ruas sem carros e tão típicas.

Cais do Sodré é uma estação do Metro de Lisboa. Situa-se no concelho da Lisboa, servindo de terminal da Linha Verde. Foi inaugurada a 18 de agosto de 1998, no âmbito da expansão desta linha à zona do Cais do Sodré.
Esta estação está situada na Praça Duque da Terceira, fazendo interface com a Estação Ferroviária do Cais do Sodré da CP, que serve a Linha de Cascais, e com a estação fluvial que liga Lisboa a Cacilhas, Seixal e Montijo. A estação possibilita ainda o acesso ao Mercado da Ribeira. O projecto arquitetónico é da autoria dos arquitetos Pedro Botelho e Nuno Teotónio Pereira e as intervenções plásticas do pintor António Dacosta, que antes de falecer deixou esboços que foram posteriormente integrados na estação de acordo com a interpretação do pintor Pedro Morais.
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   38°42'21"N   9°8'45"W
Este artigo foi modificado pela última vez 9 anos atrás