Praça Quatro Jornadas (Campos dos Goytacazes)

Brazil / Rio de Janeiro / Campos / Campos dos Goytacazes
 praça, local histórico, área verde

A praça detém o nome de Quatro Jornadas, por nela ter sido desenrolado as quatro investidas à Câmara Municipal, aí localizada no século XVIII, pelos cidadãos campistas, liderados pela fazendeira Benta Pereira, contra os camaristas, dominados pelos déspotas donatários, os Viscondes de Assecas.

Em 1902, a Companhia Campos Sindicate, empresa brasileira de abastecimento de água e tratamento de esgoto doou ao 1º prefeito da cidade - Manoel Rodrigues Peixoto - o Chafariz de louça belga e estilo Bolo de noiva, para que o mesmo viesse a ornar o jardim de sua residência, mas o Prefeito resolveu doá-lo a cidade instalando-o fronteiriço à Igreja Mãe dos Homens (demolida na década de 60).

Devido ao desenvolvimento urbano da cidade, hoje ela se encontra integrada ao corpo da Praça São Salvador. Atualmente sua denominação caiu em desuso popular.
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   21°45'19"S   41°19'23"W

Comentários

  • As "Quatro Jornadas" foram: 15 de maio de 1739 - oposição dos oficiais da Câmara Municipal à posse de Martim Correia de Sá, procurador e filho do Visconde de Assecas, General Salvador Correia de Sá e Benevides, ocasionando diversas prisões; 1º de outubro de 1747 - prisão de oficiais da Câmara que não reconheceram a autoridade do Visconde e se opuseram ao Sargento-mor Pedro Velho Barreto, no Rio de Janeiro; 30 de outubro de 1747 - prisão de camaristas responsáveis pelo sequestro das Capitanias dos Assecas, incorporando-a à Coroa; 21 de maio de 1748 - grande combate nas ruas da cidade, liderados pela fazendeira Benta Pereira, libertando o povo campista do domínio dos Assecas.
Este artigo foi modificado pela última vez 2 anos atrás