São José de Mipibu

Brazil / Rio Grande do Norte / Sao Jose de Mipibu /
 cidade, município, desenhar apenas borda

São José de Mipibu, município no estado do Rio Grande do Norte (Brasil), localizado na microrregião de Macaíba. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano 2007 sua população era estimada em 36.990 habitantes. Área territorial de 294 km².

História
O aldeamento que deu origem ao município, por volta de 1630, já era citado nos relatórios da Capitania do Rio Grande do Norte como dos mais antigos e populosos. Existiam na capitania cinco ou seis aldeias, totalizando 750 índios. Os primeiros habitantes foram Tupis e, provavelmente, Cariris. A principal aldeia chamava-se Mopebu.

No final do Século XVII o aldeamento, com vida social em vias de organização foi entregue aos frades capuchinhos, que ali se conservaram até 1762. Com a instalação da Vila de São José do Rio Grande, em homenagem ao príncipe D. José Francisco Xavier, filho de D. Maria I, os administradores civis assumiram a direção do povoado.

O distrito foi criado por alvará de 3 de julho de 1788, e o município, com a denominação de São José, por alvará de 3 de maio de 1758, confirmado pela Carta Régia de 14 de setembro do mesmo ano. A instalação ocorreu em 22 de fevereiro de 1762. A Lei Provincial 125, de 16 de outubro de 1845, elevou a sede municipal à categoria de cidade, com o nome de Mipibu. Dez anos depois, passou a São José de Mipibu. Na divisão administrativa de 1911, o município, com a denominação de São José de Mipibu, figurou apenas com o distrito-sede, situação em que permanece.

Mesorregião Leste Potiguar
Microrregião Macaíba

Características geográficas
Área 293,877 km²
População 39.909 hab. est. 2006
Densidade 135,8 hab./km²

Fuso horário UTC-3
Indicadores
IDH 0,671 PNUD/2000
PIB R$ 94.529.302,00 IBGE/2003
PIB per capita R$ 2.512,94 IBGE/2003

A História de São José de Mipibu

Aldeamento

O aldeamento que deu origem ao município, por volta de 1630, já era citado nos relatórios da Capitania do Rio Grande do Norte, como dos mais antigos e populosos. Existiam na capitania, cinco ou seis aldeias, totalizando 750 índios. Os primeiros habitantes foram Tupis e, provavelmente, Cariris. A principal aldeia chamava-se Mopebu.

No final do século XVII, o aldeamento, com vida social em vias de organização, foi entregue aos frades capuchinhos, que ali se conservaram até 1762. Com a instalação da Vila de São José do Rio Grande, em homenagem ao príncipe D. José Francisco Xavier, filho de D. Maria I, os administradores civis assumiram a direção do povoado.

Formação Administrativa
O distrito foi criado por alvará de 03 de julho de 1788, e o município, com a denominação de São José, por alvará de 03 de maio de 1758, confirmado pela Carta Régia de 14 de setembro do mesmo ano. A instalação ocorreu em 22 de fevereiro de 1762. A Lei Provincial 125, de 16 de outubro de 1845, elevou a sede municipal a categoria de cidade, com o nome de Mipibu. Dez anos depois, passou a São José de Mipibu. Na divisão administrativa de 1911, o município, com a denominação de São José de Mipibu, figurou apenas com o distrito-sede, situação em que permanece.

Organização Judiciária
O Termo foi criado em 06 de setembro de 1845 e a Comarca, em 26 de julho de 1875. De segunda entrância, sua jurisdição abrange os termos de São José de Mipibu e Nísia Floresta. O poder judiciário é exercido pelo juiz de direito e o ministério público é representado pelo promotor.

A cidade de hoje
Em São José de Mipibu, que outrora foi palco de grandes eventos e exibições dos folguedos populares em datas festivas, pertencentes ao rico folclore nordestino, hoje a população convive com modernas diversões a cargo das novas gerações.

Ainda hoje a cidade se destaca das demais da região agreste, pela imponência de sua Matriz, seus sobrados e casarões, todos centenários e em estilo colonial e barroco, bem como pela hospitalidade do seu povo com os visitantes que aqui comparecem quando da realização de festas e eventos previstos no calendário anual da cidade.

Mipibu é uma palavra de origem Tupi que significa surgir subtamente. Nos idos de 1630, o aldeamento existente no território, de nome Mopebu, era o maior e mais populoso entre as seis aldeias da Capitania do Rio Grande do Norte. No relatório do bragantino Adriano Wedouche constava que "existiam na capitania cinco ou seis aldeias que reunidas podiam contar de 700 a 750 índios flecheiros e que a principal flecha era chamada de Mopebu".

Os primeiros habitantes da região foram índios Tupis, que se localizaram nas proximidades do rio Mipibu, que recebeu esse nome por surgir de repente na famosa Fonte da Bica e percorrer por quatro quilômetros, até desaguar no rio Trairi.

Em adiantado processo de organização e sinais de povoação, o aldeamento passou a ser coordenado pelos frades Capuchinhos, no final do século XVII, até o ano de 1762, quando foi iinstalada a vila de São José do Rio Grande do Norte. Nesse período, com a saída dos Capuchinhos a coordenação dos destinos da comunidade foi assumida pelos próprios nativos.

A criação do município foi através do alvará de 3 de maio de 1758, instalado em 22 de fevereiro de 1762, com procedimento de Vila de São José do Rio Grande, numa homenagem conjunta a São José e ao Príncipe D. José Francisco Xavier. Em 16 de outubro de 1845, a vila de São José do Rio Grande foi elevada a categoria de cidade, passando a se chamar cidade de Mipibu.

Passados dez anos a cidade recebeu o nome de São José de Mipibu, numa união entre a religiosidade e o famoso rio que emerge da terra de maneira surpreendente.

Fonte: Idema-RN

Distância de Natal :: 31 km


www.nataltrip.com/cidades/sao_jose_de_mipibu
www.saojosedemipibu.rn.gov.br/2007/index.asp
www.ferias.tur.br/informacoes/7271/sao-jose-de-mipibu-r...
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   6°4'41"S   35°18'3"W
Este artigo foi modificado pela última vez 9 anos atrás