Praça das Fontes (abandonado) (Plano Piloto)

Brazil / Distrito Federal / Brasilia / Plano Piloto
 praça, abandonado, Burle Marx (paisagista)

Localizado no Parque Recreativo Sarah Kubitschek ou Parque da Cidade em Brasília Distrito Federal.

Inaugurado em 12 de outubro de 1978, foi também o local de inauguração do Parque da Cidade, onde estavam reunidas milhares de pessoas que assistiram o pronunciamento do Presidente da República e do discurso do Governador de Brasília.

A Praça possui uma forma quase circular, com o paisagismo característico de Burle Marx, jardins em desnível, cascatas e fontes luminosas, em seu projeto original teria um restaurante em seu interior.
Segundo o paisagista Burle Marx a praça tem como princípio o fechamento do espaço por meio de uma "moldura" constituída por canteiros escalonados, pelo conjunto ripado e restaurante, e pela vegetação de porte inserida no entorno. A intenção era de criar uma surpresa em relação ao espaço de grandes dimensões.
Seriam 12 fontes luminosas, mas na inauguração só contavam 3, que deixaram de funcionar 1 ano após a inauguração do parque.

A Praça das Fontes, por sua vez, constitui o centro do parque, seu coração. É o local de encontro por excelência. (MARX, 1978, p.35)

Atualmente a praça se encontra abandonada sendo utilizada para pequenos shows populares e visitação de pessoas que "descobrem" o espaço.

CEP: 70.610-300
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   15°48'18"S   47°54'51"W

Comentários

  • Aqui foi realizado o Festival Mundano
  • Poderiam revitalizar essa praça e a piscina de ondas
Este artigo foi modificado pela última vez 10 anos atrás