Fercal

Brazil / Goias / Planaltina /
 cidade, desenhar apenas borda
 Carregar uma foto

Observação: Polígono da região administrativa em construção, devido a alterações resultantes da Lei Complementar Distrital nº 958/2019.

Fercal é uma região administrativa do Distrito Federal brasileiro. A região nasceu em meados de 1961, a partir da autorização do então Presidente do Brasil na época, Juscelino Kubitschek, para Manoel Demosthenes, instalar uma mineradora chamada Sociedade Fertilizantes Calcareos LTDA (Fercal), em uma região, que era denominada como Fazenda Sobradinho, pertencente ao município de Planaltina de Goiás (Dados históricos comprovam que a Fazenda Sobradinho, teve vários donos e já existia em 1854). Com a instalação dessa mineradora na região, teve-se a oferta de emprego como atrativo para pessoas que vinham de todas as regiões do país, principalmente da região nordeste, passou-se então a ser uma região povoada, herdando o nome da mineradora local.

Página oficial: www.fercal.df.gov.br
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   15°33'46"S   47°52'30"W

Comentários

  • Câmara aprova Fercal como nova região administrativa 14/12/2011 19:59 O Distrito Federal vai contar com mais uma região administrativa. A Câmara Legislativa aprovou nesta quarta-feira (14) o projeto de lei n° 684/2011, do Poder Executivo, que cria a Região Administrativa da Fercal, a 31° do DF. Conforme mensagem encaminhada pelo governador Agnelo Queiroz, a medida tem por finalidade fortalecer "as ações do governo junto à comunidade da Fercal, tendo em vista que já se estabeleceu no local um núcleo habitacional com características urbanas", explica o governador. Os deputados aprovaram também o PL n° 685/2011, de autoria do Executivo, que cria o Programa de Aquisição da Produção da Agricultura. O objetivo é garantir a aquisição direta de produtos agropecuários, extrativistas e de artesanato produzido por agricultores ou por suas organizações sociais, por povos e comunidades tradicionais e pelos beneficiários da reforma agrária. Os dois projetos foram aprovados em primeiro e segundo turnos e seguem para sanção ou veto do governador Bruno Sodré de Moraes - Coordenadoria de Comunicação Social Fonte: http://www.cl.df.gov.br/cldf/noticias/camara-aprova-fercal-como-nova-regiao-administrativa
  • Polígono ainda não definido!
  • Polígono que aparece em documentos do GDF como o PDAD 2013 é bem maior do que o da Wikimapia, se extendendo até a fronteira norte do DF.
Este artigo foi modificado pela última vez 3 anos atrás