Parque de Lavras (Usina) (Salto)

Brazil / Sao Paulo / Salto

Veja imagens deste local no vídeo:
www.youtube.com/watch?v=2UtajP9nPVY
Localizado no Jardim Itaguaçu, a 2 Km do centro da cidade, próximo ao Monumento à Padroeira do Município, Lavras foi a segunda Usina Hidrelétrica construída no leito do rio Tietê. Inserida no processo de modernização do Estado de São Paulo, Lavras oferece uma leitura da época em que foi construída. A racionalidade e a simplicidade determinam a utilização do granito rosa, abundante na região. Apesar dessa estética não intencional, o resultado é um belo conjunto.
Inaugurada em 1906 pela Cia Ituana de Força e Luz, a Usina das Lavras atendia, num primeiro momento, a cidade de Itu e alguns pontos da zona rural. Um ano e meio mais tarde, era a vez de Salto usufruir da eletricidade gerada por ela. Em 1929, Lavras foi vitimada por uma grande inundação e ficou paralisada por sete anos devido aos defeitos causados nos equipamentos. Quando voltou a operar, funcionou como unidade complementar da Usina de Porto Goes durante vinte anos.
Cerca de quarenta anos depois de desativada a Usina, toda a área foi revitalizada através da implantação do PARQUE DAS LAVRAS, que inclui o conjunto de edificações, recuperado e com destinação cultural, além de extensa área verde, dedicada ao lazer e à educação ambiental.
O PARQUE DAS LAVRAS, com cerca de 140 mil metros quadrados de área, compõe um dos núcleos externos do Museu da Cidade de Salto, devolvendo à cidade um pouco mais de sua memória histórica e paisagística, além de manter a concepção contemporânea de lazer e meio ambiente, dando sua parcela de concreta contribuição para a recuperação da vida do rio Tietê. Entre os mais interessantes equipamentos construídos no Parque estão um orquidário, onde estão permanentemente expostas à visitação centenas de orquídeas;
um relógio solar, inspirado no antigo instrumento utilizado pelos egípcios para marcar o tempo; um play-ground; mirantes sobre grandes rochas; lago artificial; cachoeiras e quiosques.
O PARQUE DAS LAVRAS é aberto de terça a domingo, das 8h às 18h, e está localizado no Jardim Itaguaçu, a 2 Km do centro da cidade, próximo ao Monumento à Padroeira do Município. O local é propriedade da Prefeitura e a entrada é franca.
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   23°13'7"S   47°17'20"W

Comentários

  • Este não é o site da empresa, por isso não adianta colocar mensagens para a mesma. Procurem o site oficial ou o telefone para falar diretamente. Obrigado.
Este artigo foi modificado pela última vez 4 anos atrás