Vila Romana de São Cucufate

Portugal / Alentejo / Beja /
 ruínas, sítio arqueológico, romano, mosteiro
 Carregar uma foto

"Villa" romana do século IV que poderá ter sido edificada sobre uma "villa" do século I, que por sua vez se edificou sobre uma ocupação do Neolítico Final. Este edifício foi reconstruído na primeira metade do século II, com planta centrada em peristilo, e terá sido destruído em meados do século IV.

A villa sofreu alterações durante a segunda centúria e foi totalmente renovada na década de 360 d.C. Esta última "villa" foi ocupada na Idade Média por um mosteiro, consagrado a São Cucufate, que ali se manteve até ao século XVI e que arruinou profundamente a parte rústica. No entanto contribuiu para a manutenção da residência senhorial romana, que ainda conserva abobadas completas.

A "villa" de São Cucufate é uma construção retangular de cerca de 105x25m construída em dois pisos. O inferior, abobadado, poderia servir de armazém e alojamento dos criados domésticos; o piso superior servia de residência ao proprietário e sua família. A fachada apresenta um longo patamar descoberto ao qual se sobe por três escadarias.

A "villa", situada no território de "Pax Iulia" pertenceu seguramente a alguma familia desta cidade. Foi também localizada uma necrópole medieval muito destruída no século XIV e XV.
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   38°13'24"N   7°50'42"W
Este artigo foi modificado pela última vez 9 anos atrás