Parque Ecológico Primeiro de Maio (Belo Horizonte)

Brazil / Minas Gerais / Belo Horizonte / Rua Joana D'arc, 190

O Parque Ecológico Córrego Primeiro de Maio foi inaugurado em maio de 2008, atendendo a uma antiga reivindicação de moradores da região quanto a criação de um espaço de lazer no bairro.

A obra faz parte do Programa de Recuperação Ambiental de Belo Horizonte, chamado Nascentes, e beneficiará diretamente três mil habitantes. Os investimentos da parceria entre a Prefeitura e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) somam R$ 5,9 milhões, divididos entre as intervenções, a desapropriação de terrenos e a remoção de famílias.

Considerado símbolo do Programa Nascentes, o parque concretiza a transformação de um local poluído em área de preservação ambiental. O terreno baldio, com esgoto a céu aberto, deu lugar a um espaço de lazer ambientalmente preservado, com pista de caminhada, quadra poliesportiva, mesa de jogos, brinquedos infantis, equipamentos de ginástica e sanitários públicos. Os 48 hectares da Bacia do Córrego Primeiro de Maio foram revitalizados. Foram implantadas redes de esgotamento, interceptores, bacias de detenção com barragem e iluminação. Além da urbanização das ruas Juscelino Ferreira Diniz e Angelina Ferreira Diniz.

A área verde do parque recebeu uma complementação de 650 mudas do programa da Prefeitura chamado "Uma Vida, Uma Árvore", que prevê o plantio de um exemplar para cada criança registrada na capital.
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   19°51'18"S   43°55'50"W
Este artigo foi modificado pela última vez 14 anos atrás