Imperial Pista de Esqui (desativada) (Petrópolis)

Brazil / Rio de Janeiro / Petrypolis / Petrópolis / Rua João Glass Veiga
 lugar interessante, desativado
 Carregar uma foto

Atualmente desativada.
Localizada no alto do Bairro da Floresta, era emoldurada por montanhas e a mata virgem de Petrópolis. No decorrer da década de 1970 e 1980, com sua decadência, foi desativada a pista de esqui permanencendo apenas o teleferico que comunicava a parte baixa om a parte alta da pista. Em meados da decada de 1990 o complexo foi fechado definitivamente.
A Imperial Pista de Esqui foi inaugurada no bairro Floresta no dia 8 de novembro de 1982. O criador do projeto foi o empresário David Santini, italiano que morava em Recife, Pernambuco. Além do teleférico, funcionou no local uma pista artificial de esqui.
Atraído pela paisagem e pelo clima de Petrópolis, em 1974 Santini iniciou os primeiros contatos com a prefeitura para a construção de uma estação de esqui. Em 1975, foi assinado um contrato entre a Esquitur, empresa da qual Santini era presidente, e a prefeitura. Pelo contrato, a empresa se comprometia a criar um parque esportivo com pista de esqui para a cidade, e a prefeitura de Petrópolis deveria abrir um acesso calçado à pista e levar água e luz ao alto do morro da Floresta.
- Esse é o único morro em que se tem uma panorâmica completa da cidade, com vista de 360 graus para os vales e montanhas. É um morro solto em meio a um vale – explicou na época Santini.
Eram sete pequenas elevações que foram unidas para que ficassem com as inclinações exigidas para o corte da pista. Para isso, foram necessárias cerca de cinco mil horas de trabalho.
O teleférico era composto de 40 cadeiras de duas pessoas, com capacidade máxima para 4.800 pessoas/hora. A estação inicial era na entrada do parque, levando em primeiro estágio até a parte do caminho onde havia uma lanchonete com vista panorâmica para a cidade. Em segundo estágio, o teleférico ia até o posto mais alto, a 1.196 metros de altitude, na estação do tobogã, com duas pistas.
O parque foi desativado, devido à baixa visitação, no início dos anos 1990. Desde então, está abandonado."

Fonte: diariodepetropolis.com.br/integra.aspx?e=16308&c=00...
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   22°30'10"S   43°9'30"W
Este artigo foi modificado pela última vez 4 anos atrás