Vila Kennedy (Rio de Janeiro) | bairro

Brazil / Rio de Janeiro / Nilypolis / Rio de Janeiro

Vila Kennedy é um bairro da cidade do Rio de Janeiro, que oficialmente fazia parte de Bangu. Devido a circunstâncias históricas e culturais, localizado às margens da avenida Brasil, conseguiu se emancipar do bairro de Bangu.
Dividida em áreas com nomes próprios, como Vila Progresso e Jardim do Édem. Porém, Metral e Quafá não se são e nem se indenfificam como pertecentes à Vila Kennedy, integrando apenas Alto Kennedy, Leão, Congo, Malvinas, Manilha, Jd Éden, Light, Pica Pau, Vila Progresso e do outro lado da Av Brasil, Barrão, Pedra e Rampa .

O conjunto foi inaugurado pelo então Governador Carlos Lacerda no dia 20 de janeiro de 1964, com o seu nome homenageando o presidente americano John Fitzgerald Kennedy, criador do programa Aliança para o Progresso. Suas 5054 unidades receberam moradores das removidas favelas do Pasmado, Ramos e Esqueleto. Posteriormente foram construídos em sua periferia os conjuntos Quafá, Sargento Miguel Filho (Malvinas), e surgiram novas comunidades, constituindo um expressivo núcleo urbano na Avenida Brasil, entre as Serras do Quitungo e do Retiro. Pela lei nº 6.227, de 13 de julho de 2017, sancionada pelo Prefeito Marcelo Crivella, foi criado o bairro de Vila Kennedy, pela subdivisão do bairro de Bangu. A delimitação poderá ter alterações, por reinvindicação dos moradores da região.
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   22°51'12"S   43°29'7"W
Este artigo foi modificado pela última vez 6 anos atrás