Atual sede UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) (Uberaba)

Brazil / Minas Gerais / Uberaba

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro é uma Instituição Federal de Ensino Superior, constituída sob a forma de Autarquia em Regime Especial, vinculada ao Ministério da Educação. Foi fundada no dia 27 de abril de 1953 e tem sede na Rua Frei Paulino nº 30 – Bairro Abadia, em Uberaba-MG.
A UFTM possui uma área total de 59.261,21m², com uma área construída de 46.773,39m², sendo 28.828,14m² a do seu Hospital Escola.
A Universidade desempenha uma função de liderança na região do Triângulo Mineiro e hoje vê sua área de influência ampliada, estendendo-se até o interior de São Paulo, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
O ensino ministrado pela UFTM tem sido reconhecido como de qualidade, em decorrência do seu amadurecimento científico, da progressiva qualificação do seu corpo docente, dos investimentos em pesquisa e das atividades de extensão voltadas para o atendimento das necessidades e aspirações da comunidade local e da região.
Sempre houve, na UFTM, o crescente interesse de levar adiante a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, e nos seus 50 anos de existência a UFTM tem-se destacado na área de Pesquisa, com suas preocupações voltadas para a solução dos problemas locais e regionais. Nesse sentido, tem dedicado especial atenção à doença de Chagas, à Esquistossomose, à Leishmaniose e outras doenças tropicais comuns na região.
Breve Histórico da UFTM

Tradicional no estudo da saúde, a Universidade Federal do Triângulo Mineiro, antiga Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro, foi fundada em 1953, obtendo autorização para o funcionamento do Curso de Medicina a partir de 1954.
Desde a sua fundação, desenvolveu-se nos aspectos quantitativo e qualitativo, criando e fazendo funcionar, a partir de 1989, o Curso de Graduação em Enfermagem, e a partir de 2000 o Curso de Graduação em Biomedicina, bacharelado. Em 2006, foram implantados os Cursos de Graduação em Fisioterapia, Nutrição, Terapia Ocupacional e Licenciatura em Letras Português/ Espanhol e Português/ Inglês.
A Universidade Federal do Triângulo Mineiro oferece, em nível de Pós-graduação Lato Sensu dezenove Programas de Residência Médica em diversas especialidades e dois cursos de Especialização. Em nível de Pós-graduação Strito Sensu, criou em 1987, o curso de Pós-graduação Mestrado em Patologia Humana e, hoje, oferece Mestrado e Doutorado em Patologia (com 05 áreas de concentração) e em Medicina Tropical e Infectologia (com 02 áreas de concentração).
Desde 1987, é oferecido o Curso de Aperfeiçoamento em Medicina Tropical com 10 vagas anuais, onde são recebidos alunos de toda a América Latina.
Em função da alta demanda e buscando a concretização da sua proposta de ampliação das atividades de ensino na área de saúde, em 1990 a UFTM obteve autorização para criar o CEFORES - Centro de Formação Especial em Saúde, com o objetivo de formar técnicos para atuar nos serviços de saúde, oferecendo atualmente cinco cursos técnicos.

Fatos cronológicos

1953 – Fundação, com autorização para funcionar o Curso de Graduação em Medicina
1960 – Federalização.
1972 - Início oficial da Pós-graduação “lato-sensu”.
1980 - Início oficial da Residência Médica.
1982 – Inauguração do Hospital Escola.
1987 – Início da Pós-graduação “strito-sensu”.
1989 – Criação do Curso de Graduação em Enfermagem.
1990 – Implantação do CEFORES, Centro de Formação Especial em Saúde.
(ensino profissionalizante em nível de 1° e 2°. graus).
1999 - Criação do Curso de Graduação em Biomedicina.
2005 – Transformação em Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
2006 – Implantação de cinco novos cursos.
(Graduação em Fisioterapia, Nutrição, Terapia Ocupacional e Licenciatura em Letras Português/ Espanhol e Português/ Inglês.)
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   19°45'7"S   47°55'55"W
Este artigo foi modificado pela última vez 17 anos atrás