Parque Dona Sarah Kubitschek - Parque da Cidade (SRPS) | Burle Marx (paisagista)

Brazil / Distrito Federal / Brasilia /
 parque, Burle Marx (paisagista)

Localizado em Brasília, no Distrito Federal. É um parque recreativo entre a Asa Sul e o Setor Sudoeste.

SRPS - Setor de Recreação Pública Sul

O Parque não estava no projeto inicial de Lúcio Costa, porém com o aumento da cidade já na década de 1970 surgiu a necessidade de ocupação de seus limites principalmente para se proteger de invasões, somado à necessidade de criação de uma grande área pública de recreação, principalmente para as crianças, que em 1974 o governador do Distrito Federal, Elmo Serejo Farias, determinou a implantação de um parque recreativo com área de 340 hectares, sendo necessária a criação de um novo projeto.
Lúcio Costa ficou responsável pelo planejamento urbanístico, os arquitetos Oscar Niemeyer e Glauco Campello ficaram responsáveis por alguns prédios a serem construídos e Burle Marx se dedicou ao projeto paisagístico.
O parque foi inaugurado pelo presidente Ernesto Geisel e pelo governador Elmo Serejo Farias, em 11 de outubro de 1978, com o nome de Parque Recreativo Pitton Farias, homenagem ao filho do governador, falecido à época em um acidente automobilístico, sendo contudo popularmente conhecido como Parque da Cidade. O parque está numa área nomeada "SRPS - Setor Recreativo Parque Sul".

Em 1997, o governador Cristóvam Buarque sancionou lei modificando o seu nome para Parque Dona Sarah Kubitschek, em homenagem à esposa do presidente Juscelino Kubitschek .

Lei Nº 1.410, de 18 de Março de 1997.
DODF DE 19.03.1997

O Parque da Cidade tem uma área de 4,2 milhões de m², sendo o maior parque urbano do mundo.
Possui o terceiro maior pavilhão coberto para feiras e exposições do Brasil, o Expocenter, com 55 mil m².

É um dos principais centros de lazer ao ar livre da cidade, concentrando quadras de esportes, lagos artificiais, parque de diversões, centro hípico e pistas de caminhada, patinação e ciclismo. Há também alguns bares e restaurantes.

Mais informações:
www.hotelnacional.com.br/lazercidade.html
www.brasiliaconvention.com.br/turismo_atracoes_parque.h...
www.guiabsb.com.br/brasilia/resultado_pesquisa.asp?idCa...

CEP: 70.610-300
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   15°48'10"S   47°54'42"W

Comentários

  • O maior parque urbano do mundo, superando outros gigantes como o Central Park de Nova York. Orgulho para nossa cidade! Pena que o GDF o deixe quase que às traças.
Este artigo foi modificado pela última vez 8 anos atrás