Jardim Botânico Amália Hermano Teixeira (Goiânia)

Brazil / Goias / Goiania / Goiânia
 jardim botânico  Adicionar categoria

Jardim Botânico Amália Hermano Teixeira

* Localização e Área
O Jardim Botânico Amália Hermano Teixeira está situado na região Sul de Goiânia e limita-se ao Sul com a Vila Santo Antônio, a Noroeste com o Setor Pedro Ludovico e a Leste com a Vila Redenção. Suas coordenadas geográficas são: Latitude: 16 graus e 41 minutos Sul; Longitude: 49 graus e 17 minutos Oeste; Altitude: entre 830 e 840 metros. E possui 1000.000m2 ou 100 há de área total, sendo 441.600.00 m² na Área I e 522.400,00 m2 na Área II.

Avenida Botafogo, Setor Pedro Ludovico
(62) 3824-1757

* Características
- Flora
A cobertura vegetal é caracterizada por mata primária, do tipo Floresta Estacional Semidecidual, constituindo a fitofisionomia de maior exuberância nos domínios do bioma cerrado. Muito da mata original ainda encontra-se preservada nas áreas I e II, podendo ser verificada a presença de Ipê-amarelo, Jacarandá, Angico, Peroba-rosa, Ingá, entre outras. Também são encontrados áreas desmatadas em pontos específicos, onde verifica-se a presença marcante de gramíneas exóticas como o capim Braquiária, Napier, Grama Batatais entre outras. A vegetação natural alterada com percentual antrópico de 20 a 50.

- Fauna
Um estudo preliminar da vida silvestre indica que ainda é bom o estado de conservação da mata, pois é possível avistar animais como Macaco-prego, Cágado, Socozinho, Frango-d'água, Martim-pescador-verde, Gavião-carijó entre outros animais que usufruem dos recursos naturais oferecidos pela reserva.

- Aspectos Hidrológicos
O principal curso d'água do Jardim Botânico é o Córrego Botafogo, que ali tem suas nascentes. Existem três nascentes no Jardim Botânico, sendo duas na Área I e uma na Área II. A nascente principal se encontra fora da área de preservação, submergida em área residencial e canalizada, estas águas formam 3 lagos.

O escoamento dos lagos se dá por uma canalização sob a Av. 1ª Radial, encontrando-se com as águas provenientes da nascente da Área II seguindo por toda a extensão do Jardim Botânico Amália Hermano Teixeira (aproximadamente 2.618,74m). Mais adiante limitado pela Marginal Botafogo até a Av. Independência. Daí em diante segue até sua foz no Rio Meia Ponte, recebendo outros afluentes, águas pluviais e esgotos clandestinos ao longo de todo o seu percurso, totalizando 15Km de extensão.

- Aspectos Geológico - Pedológico
Geologicamente, a área se insere no domínio do grupo Araxá (pré-cambiano médio/superior), sendo dominante o Latossolo Vermelho escuro distrófico, alternando-se algumas manchas de Latossolo Amarelo. As rochas mais representativas são micaxistos, biotitagnaissese e hornlenda, com intercalações de quartzitos.

Nas planícies de inundações, conforme se trata de nascentes propriamente ditas ou de etapas subsequentes às mesmas, os solos são arenoargilosos com características hidromóficas, sendo negros, ricos em húmus pelas constante deposição de matéria orgânica.

* Histórico
O Jardim Botânico de Goiânia, foi inaugurado em 1978, durante o II Congresso Latino Americano de Botânico e o XXIX Congresso Nacional de Botânica, que se realizaram em nossa Capital.

Os primeiros estudos foram elaborados em 1976 pela arquiteta Neusa Baiocchi.

A reserva verde já estava cortada, nesta época, pela Avenida Terceira Radial, que seccionou a área em duas partes, prejudicando bastante a fauna e flora do local.

O Termo de Referência para o desenvolvimento do Projeto, se efetuou em 1981.

Nos últimos 15 (quinze) anos, foram estabelecidos contatos entre entidades municipais, estaduais e federais, no sentido de implantar a estrutura básica para o funcionamento do Jardim Botânico.

Consta ainda da proposta original, um programa amplo que envolve o lazer, o acervo e diretrizes para a proteção das áreas verdes.

Esta proposta foi reformulada em 1984, quando se estabeleceu um Convênio com a Universidade Federal de Goiás, o IBDF, a SEMAGO e a COMURG, visando sua implantação.

Em agosto de 1989, a Câmara Municipal de Goiânia aprovou a lei 6.768/89, denominado o logradouro Jardim Botânico Chico Mendes, o que foi publicado no Diário Oficial n.º 912, de 15 de agosto de 89.

Finda a década de 80, entidades ambientalistas e órgãos públicos das três esferas de governo, juntaram-se com o intuito de instituir o Jardim Botânico, buscando a forma de uma Fundação.

O esboço da lei foi elaborado por uma comissão nomeada pelo Senhor Prefeito Municipal, tendo sido entregue no dia 20 de dezembro de 89.A área em que hoje se encontra o Jardim Botânico Amália Hermano Teixeira, é remanescente dos loteamentos circunvizinhos e destinada a proteção das nascente do Córrego Botafogo. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente - SEMMA, Ministério do Meio Ambiente - MMA, e Fundo Nacional do Meio Ambiente - FNMA, promoveram a implantação do Jardim Botânico, sendo este institucionalizado pela criação da Coordenadoria do Jardim Botânico através da Lei Municipal n°. 7.290 de 30 de março de 1994, e, em setembro de 1994, o Decreto 2.109 homologa a Resolução n°. 004 de 29 de agosto de 1994 efetivando seu tombamento juntamente com o Bosque do Botafogo, Cabeceira do Areião, Bosque dos Buritis e Parque Zoológico de Goiânia - Lago das Rosas. A Lei Municipal 7.800, de 5 de março de 1998, muda o nome de Jardim Botânico Chico Mendes para Jardim Botânico Amália Hermano Teixeira em reconhecimento aos trabalhos desta professora e orquidófila goiana. Desde então o Jardim Botânico Amália Hermano Teixeira, passou a ter como finalidade "desenvolver pesquisa, divulgação, conservação, preservação e recuperação, além de programas de atividades de recreação e educação ambiental naquele logradouro". (Diário Oficial Município de Goiânia n°. 1.137, de 5 de abril de 1994).

* Objetivos Principais do Jardim Botânico
- Promover a pesquisa, a conservação, a preservação, a educação ambiental e o lazer compatível com a finalidade de difundir o valor multicultural das plantas e sua utilização sustentável;
- Proteger, inclusive por meio de tecnologia apropriada de cultivos, espécies silvestres, ou raras, ou ameaçadas de extinção, especialmente no âmbito local e regional, bem como resguardar espécies econômica e ecologicamente importantes para a restauração ou reabilitação de ecossistemas;
- Manter bancos de germoplasma ex situ e reservas genéticas in situ;
- Realizar, de formas sistemática e organizada, registros e documentação de plantas, referentes ao acervo vegetal, visando à plena utilização para conservação e preservação da natureza, para pesquisa científica e educação;
- Promover intercâmbio científico, técnico e cultural com entidades e órgãos nacionais e estrangeiros;
- Estimular e promover a capacitação de recursos humanos.

* Situação Física Atual
O Jardim Botânico divide-se atualmente em duas áreas:
- Área I - Onde existem os três lagos, o Centro de Convivência, um deck/anfiteatro, um galpão, uma estrutura circular de concreto e duas guaritas (sendo que uma ainda está em execução).
- Área II - A área foi destinada anteriormente para ser utilizada para pesquisas científicas e preservada, porém está bastante invadida e abarca três projetos de parceria entre secretarias: o PAMA (Programa Amigos do Meio Ambiente), o Viveiro da Prefeitura e o Horto Medicinal.

* Visitação
- Visitas monitoradas
A mata existente acolhe o projeto de educação ambiental "Conhecer para Preservar" que atende escolas da rede pública e privada. É um trabalho de monitoramento dentro das trilhas existentes no Jardim Botânico, objetivando a sensibilização ambiental.
Todas as atividades são orientadas pelos estagiários do Jardim Botânico e devem ser acompanhadas pelos professores da escola.

- Orientações para as escolas - As escolas serão atendidas mediante agendamento prévio (de pelo menos uma semana) junto ao Jardim Botânico Amália Hermano Teixeira, pelos telefones: 524-3758 ou 524-3757.
- Enviar ofício via telefax (62) 524-3758, solicitando visita em trilha orientada.

* Horário para as atividades de Educação Ambiental:
Segunda a Sexta-feira
Matutino - das 8:30 às 11:30h
Vespertino - das 14:30 às 17:30h

Visitas de lazer público O Jardim Botânico encontra-se aberto à visitação das 8:00 às 18:00, sendo que durante a semana em horário comercial este possui um corpo de funcionários que está aberto ao esclarecimento de dúvidas dos visitantes.

www.goiania.go.gov.br/semma/jdbotanico.htm
www.goiania.go.gov.br/areasverdes.htm

Google panorama: goo.gl/maps/97iDBzVi68WYRsnh6
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   16°43'24"S   49°15'3"W
Este artigo foi modificado pela última vez 2 anos atrás