Praça Universitária (Goiânia)

Brazil / Goias / Goiania / Goiânia

Para quem a freqüenta, ela dispensa o nome, basta "Praça". Não é de graça, afinal, pois trata-se de um dos locais de mais forte identidade de Goiânia.

A Praça Universitária foi planejada em 1933 pelo arquiteto Attílio Corrêa Lima, junto com a inauguração de Goiânia, projetada em 1967 pelos arquitetos Elder Rocha Lima e Valdemar Cordeiro e construída em 1969 pela Prefeitura Municipal.

O objetivo era o de reunir faculdades em um mesmo local, o que vai acontecer a partir dos anos 1950, época em que o Setor Universitário, bairro onde se localiza, ainda chamava-se Bairro Botafogo.

É uma praça histórica, inclusive tombada pelo Patrimônio Histórico e Cultural de Goiás, e palco de grandes manifestações políticas, eventos estudantis - incluindo dois congressos da União Nacional dos Estudantes - e show artístico-culturais.

É um dos melhores lugares da cidade para ver o pôr-do-sol, além de ser bem arborizada e apresentar um museu de esculturas ao ar livre, além de bares e biblioteca. Em sua região, concentram-se os Câmpus 1 da Universidade Católica de Goiás e da Universidade Federal de Goiás, o Museu Antropológico da UFG, Hospital Araújo Jorge, Hospital das Clínicas, além de repartições públicas.

Para boa parte dos universitários de hoje e ontem, a Praça se confunde com suas próprias histórias de vida. É, por isso, um significativo lugar de memória para goianienses e goianos.

[Extraído de www2.ucg.br/flash/Praca.html]
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   16°40'37"S   49°14'37"W

Comentários

  • Extensão do circuito interno: 930 metros. Recorde atual para motocicletas: 45,967 segundos. Piloto: Urso. Moto: Yamaha RX 180. Ano: 1992. Mais detalhes em http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=275969443809580280
  • SIMPLESMENTE MARAVILHOSA
Este artigo foi modificado pela última vez 11 anos atrás