Torre do Castelo (Campinas) | vista panorâmica

Brazil / Sao Paulo / Campinas
 castelo, vista panorâmica

O "Castelo d´água", construído entre 1936 e 1940 para abastecer os bairros na região norte da cidade, possui 27 metros de altura e capacidade para 250 mil litros de água. A "Torre do Castelo" é um dos símbolos de Campinas. Em seu interior, encontram-se o Museu Histórico da Sanasa e os estúdios da Rádio Educativa de Campinas (101.9 MHz).

A Torre do Castelo permite-nos obter uma visão em 360 graus da cidade e compreender de maneira mais profunda a evolução urbana de Campinas. A torre está aberta à visitação pública gratuita, das 16:00 às 20:00, aos sábados e domingos. As seis amuradas do mirante contêm informações sobre as regiões e lugares vistos em cada uma das janelas.

História
Quando o engenheiro Prestes Maia fez o planejamento urbano de Campinas na década de 1930, recomendou que no ponto mais alto do futuro bairro do Jardim Chapadão fosse construído o obelisco. Coincidentemente o DAE (Departamento de Água e Esgotos à época), em 1.936, previa a expansão da cidade naquela direção e escolheu o mesmo ponto para fazer um reservatório de águas. Assim, em 1.939, começa a construção da Torre Castelo, que viraria um marco do município, com 27 metros de altura.Hoje já não é mais um reservatório; mas permanece como um marco e o melhor ponto para se conhecer Campinas, tendo uma vista muito ampla de toda a cidade.
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   22°53'24"S   47°4'36"W

Comentários

  • ta,mais eu quero saber se ele é o ponto mas alto de campinas
  • mais qual lugar é mais alto de campinas
Este artigo foi modificado pela última vez 14 anos atrás