Palácio Piratini (Porto Alegre)

Brazil / Rio Grande do Sul / Porto Alegre / Praça Marechal Deodoro
 palácio, governo, lugar interessante, administração municipal

Sede do governo do Estado do Rio Grande do Sul

Praça Marechal Deodoro, s/n
90010282 Porto Alegre RS
Telefone: +55 51 3210 4100
www.estado.rs.gov.br/palaciopiratini/

A atual sede do governo do Rio Grande do Sul foi ocupada pela primeira vez em 17 de maio de 1921, quando o então presidente do Estado Antônio Augusto de Medeiros decidiu mudar-se para o novo prédio, construído no mesmo lugar onde antes estava o “Palácio de Barro”, que foi sede do governo por 107 anos. A idéia de uma nova construção surgiu no governo de Júlio de Castilhos, em 1894. Nesse mesmo ano teve início a demolição do “Palácio de Barro” e o governo transferiu-se para o “Forte Apache”, prédio onde hoje está o Memorial do Ministério Público, também na Praça da Matriz.
O arquiteto Affonso Hebert, da Secretaria de Obras Públicas, foi o primeiro a projetar o novo palácio, sendo logo iniciadas as obras. O projeto foi suspenso pelo novo presidente do Estado, Carlos Barbosa, com a justificativa de que ele não se adequava às exigências da época. Uma equipe de técnicos do Estado foi enviada a Paris, em 1908, para organizar um concurso internacional de projetos. O vencedor substituiria o de Hebert. Somente dois arquitetos inscreveram-se: A. Agustín Rey e A. Janin. Seus projetos foram premiados, mas, como o de Hebert, não foram aproveitados. Um ano depois, o arquiteto francês Maurice Gras vem ao Rio Grande do Sul e é apresentado ao presidente Carlos Barbosa, por representantes diplomáticos da França no Brasil.
Maurice se propõe a desenvolver uma nova proposta. Idéia aceita, em 20 de setembro de 1909 foi lançada a segunda pedra fundamental do palácio e as obras reiniciam. O prédio, de marcante influência neoclássica, foi inspirado no Petit Trainon, de Versailles, segundo alguns pesquisadores. Para marcar a entrada principal e embelezar o pátio interno, entre as alas governamental e residencial, Gras encomendou ao artista francês Paul Landowski, o mesmo artista que criou o Cristo Redentor do Corcovado, no Rio de Janeiro, três esculturas. As que representam a Agricultura e a Indústria estão na fachada principal. O grupo escultórico A Primavera, no jardim.
O Palácio Piratini nunca foi inaugurado oficialmente. Ao mudar-se para o novo prédio ainda em construção, Borges de Medeiros ocupou o gabinete a ele destinado por Gras, no primeiro pavimento. Com as mudanças posteriores, o que era para ser a sala do governador é hoje a Casa Militar.
Nesses 85 anos, muitas adaptações foram necessárias para acompanhar as mudanças resultantes das transformações históricas, e muitas áreas tiveram suas finalidades alteradas por se tornarem obsoletas, como, por exemplo, a Sala das Senhoras, atual Ante-Sala do Gabinete do Governador. As últimas construções significativas no Palácio Piratini ocorreram no início da década de 70, com o alargamento das escadas externas para os jardins e a construção do Galpão Crioulo.
Em 1955, por decreto do governador Ildo Meneghetti, o Palácio recebeu o nome de Piratini, em homenagem à cidade que foi a primeira capital farroupilha.

Visite o Palácio Piratini Agendamento de Visitas
(51) 3210 4170
3210-4169
3210-4168
E-mail cerimonial@gg.rs.gov.br

Horário
Segunda à Sexta das
09:00 às 11.00 e das
14:00 as 17:00Hrs
Tempo aproximado: 20 min

Idiomas
Português, Espanhol, Inglês, Francês, Libras
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   30°2'1"S   51°13'50"W

Comentários

  • Site oficial da prefeitura sobre o palácio: http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/vivaocentro/usu_img/spedro2008.jpg
  • Site oficial da prefeitura sobre o palácio: http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/vivaocentro/default.php?p_secao=52#
Este artigo foi modificado pela última vez 16 anos atrás