Praça XV de Novembro (Florianópolis)

Brazil / Santa Catarina / Florianypolis / Florianópolis
 praça, parque

A Praça XV de Novembro é o principal ponto de convergência da cidade. Destaca-se por seus valores arquitetônicos, culturais e comportamentais.

Esse logradouro existe com notável relevo desde a fundação de Florianópolis, época em que a ilha nem sequer se denominava Desterro.

Tudo começou por intermédio do fundador, Francisco Dias Velho, que, no ponto mais elevado local, estabeleceu sua moradia e, ao lado desta, ergueu sua então denominada "casa de reza" (hoje Catedral).

Somados a seus valores interiores, nesse ponto principal do centro urbano se vêem, além de uma bela e centenária figueira, inúmeros monumentos e hermas que reverenciam acontecimentos e vultos da história catarinense e brasileira. A Praça XV mostra, em seu derredor, construções históricas que não raro serviram para sediar governos que delas ditavam leis às gentes ilhoa e barriga-verde.
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   27°35'51"S   48°32'59"W

Comentários

  • É massa esta praca valeu☺ ☻
  • eu fui lá !!!
  • A Praça XV de Novembro, homenagem à nova ordem representada a ferro e fogo pelo marechal Floriano Peixoto, segundo presidente da República, um algoz da cidade do Desterro. Em 1885, chamava-se “Praça Barão da Laguna”, em homenagem ao ainda vivo Jesuíno Lamego Costa, almirante e senador do Império. Em 1891, a praça recebe o nome da data da República, o almirante foi para uma rua na longínqua Praia de Fora. No início uma praça de poucas árvores, muitos pombais e inúmeros monumentos, seus dois cafés funcionavam em quiosques na cabeceira sul, altura da atual Farmácia Catarinense, o famoso Café Royal. Um muro enlaçava o jardim, cercado por gradis ingleses, importados de Bermingham por 280 libras esterlinas, grades estas que estão distribuídas pela cidade.
Este artigo foi modificado pela última vez 5 meses atrás