Antiga Estação Barão de Mauá (Leopoldina) (Rio de Janeiro)

Brazil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro / Avenida Francisco Bicalho, s/nº
 prédio histórico, estação de trem (antiga)

Prédio da antiga Estação Barão de Mauá, inaugurado em 6 de dezembro de 1926 pela Estrada de Ferro Leopoldina, para ser o ponto inicial da Linha do Norte, que funcionava anteriormente na Estação São Francisco Xavier. Seu nome era uma homenagem ao patrono das ferrovias no Brasil, Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, mas assim como a Estação Dom Pedro II (por vezes associada com o nome da sua ferrovia, Central do Brasil), também passou a ser conhecida como Leopoldina.

Ela foi construída como um empreendimento conjunto entre a Leopoldina, então de proprietários ingleses, e o Governo Federal, que era proprietário da Linha Auxiliar da EFCB e da E.F. Rio d'Ouro, que usariam a estação para suas linhas de passageiros. Porém, o governo não arcou com a sua parte do acordo e ela se tornou de uso exclusivo da Leopoldina, enquanto a Auxiliar usava a Estação Alfredo Maia e a Rio d'Ouro usava a Francisco Sá. Na sua lateral norte, passava o ramal de trens de carga que cruzava o Canal do Mangue rumo ao Pátio da Praia Formosa (não mais existente desde o fim da década de 2000), para atender ao Porto do Rio de Janeiro.

Com a decadência da Leopoldina, encampada pelo governo federal em 1950 e finalmente extinta pela RFFSA (da qual foi uma das fundadoras) em 1975, a estação passou a ser usada em anos posteriores como terminal da linha de longo percurso até São Paulo, o Trem de Prata, que saiu de circulação em 1998, e depois passou a ser exclusiva dos trens urbanos para Saracuruna, que passou a ser controlada pela SuperVia no mesmo ano. Esta transferiu o terminal da linha para a Central do Brasil em 2002, e a Estação Barão de Mauá ficou sendo utilizada desde então como depósito de vagões e locomotivas, que ficaram abandonados em suas plataformas. Os trilhos que ligavam ela até São Cristóvão foram quase todos suprimidos em 2012 para fazer um canteiro de obras que serviria a uma fábrica de aduelas para os túneis da Linha 4 do Metrô. O edifício central, que também ficou abandonado e em péssimo estado de conservação até os dias atuais, funcionou como um gabinete para a Secretaria Estadual de Transportes em 2015.

Desde 2010, o Governo Federal tem planos de reativar a Estação Barão de Mauá como um terminal para o Trem de Alta Velocidade Rio-São Paulo, que ligaria as capitais do Rio de Janeiro e São Paulo naquela que seria a primeira linha deste tipo no Brasil. A previsão era que ele fosse concluído a tempo dos Jogos Olímpicos de 2016, porém, ele ainda não chegou a sair do papel.

Mais informações em:
www.estacoesferroviarias.com.br/efl_rj_petropolis/brmau...
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   22°54'27"S   43°12'42"W

Comentários

  • Aqui funcionou por muitos anos a estação terminal da extinta Estrada de Ferro Leopoldina. O prédio encontra-se totalmente abandonado.
  • Recentemente fiz uma viagem ao Rio. Me impressionei com a beleza e imponência do prédio, mas foi frustrante ver o total abandono do local... Se esse tal "trem bala" vai mesmo sair, só Deus sabe, mas q essa estação deveria ser recupera é sabido por todos. Creio q seria um ótimo lugar para um museu ou centro cultural, além de uma estação de passageiros.
  • Realmente é lamentável e dolorido para nos cariocas e até brasileiros de ver a Estação da Leopoldina abandonada,será que o Governo não vê que isso é um crime contra todos nos? é uma história apagada,uma historia que deveria está lá,acessa ,iluminando a cultura de nosso país.Mais infelizmente só se pensa em futebol x dinheiro,é lamentável que não se tome uma providência para pelo ao menos virar um museu, acho que o Brasil deveria priorizar mais a sua cultura. Ligada à economia do café, em expansão a partir de meados do século XIX, a ferrovia nasceu da iniciativa de fazendeiros e comerciantes da Zona da Mata Mineira, acostumados a transportar a produção de café da maneira tradicional, por tropas de mulas, até os portos do litoral. No retorno, os tropeiros traziam produtos manufaturados.(Retirado da Wikipedia)
  • Esta era a antiga estação terminal dos ramais Gramacho e Saracuruna da antiga Flumitrens (atual Supervia). Os remais terminam hoje na estação Central do Brasil.
Este artigo foi modificado pela última vez 4 anos atrás