Fonte do Ribeirão (São Luís)

Brazil / Maranhao / Sao Luis / São Luís / Rua dos Afogados
 fonte, chafariz, local histórico

A Fonte do Ribeirão é um exemplar valioso da arquitetura da época colonial. Foi construída em 1796 pelo governador Dom Fernando Antônio de Noronha. Localizada em um amplo pátio, recoberto de pedras de cantaria e cercado por dois paredões, a Fonte do Ribeirão é ornamentada com um frontão decorado com símbolos religiosos que estão apoiados em duas pilastras laterais.
A água sai de cinco carrancas de pedra com biqueiras de bronze, que estão fixadas na parede. Depois de cair em um tanque, o excesso d'água é escoado para a antiga Praia do Caju. O mais interessante a respeito da fonte são as galerias subterrâneas, que formam um verdadeiro labirinto. Em séculos anteriores, eram canais de ligação entre as igrejas construídas pelos jesuítas na cidade.
Há uma lenda ludovicense que conta que dentro da fonte existe uma serpente que destruirá São Luís no dia em que a cabeça encontrar a cauda. A Fonte do Ribeirão está situada entre as ruas dos Afogados e das Barrocas. Desde 1950 é tombada pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   2°31'40"S   44°18'7"W

Comentários

Este artigo foi modificado pela última vez 16 anos atrás