Estação Ferroviária de Espinho - Vouga (Espinho)

Portugal / Norte / Espinho
 estação de trem  Adicionar categoria
 Carregar uma foto

Caminhos de Ferro - Linha do Vouga
Tipo de Bitola: 1000mm
Material Circulante ao Serviço: CP 9630 UDD (Sorefame)
Linha: Aveiro - (Sernada do Vouga) - Espinho-Vouga

Estação Términus de Espinho-Vouga, em substituição da antiga estação de interface de Espinho, cuja demolição foi planeada devido fortes críticas da população local por dificultar o acesso entre a zona da praia e da cidade. A estação da linha do Norte passou a ser subterrânea e a estação de Espinho-Vouga passou a subsituir a antiga. O edifício Principal encontra-se encerrado e inutilizado e o acesso à via é feito ao nível do solo.

A Linha do Vouga, originalmente conhecida como Linha do Vale do Vouga, é um troço ferroviário português que liga a Linha do Norte, em Espinho, à Linha do Dão, em Viseu, numa extensão de 140 km, e que entronca em Sernada do Vouga com o Ramal de Aveiro. É uma linha de via estreita cuja bitola utilizada em ambos os troços é de 1000 mm.

Situada geograficamente nos distritos de Aveiro e Viseu, esta via-férrea possuía uma extensão total de, aproximadamente, 175 Km (a Linha do Vouga com 140 Km e o Ramal de Aveiro com 35 Km).

A Linha do Vouga atravessa os concelhos de Espinho, Santa Maria da Feira, Oliveira de Azeméis, Albergaria-a-Velha, Águeda, São Pedro do Sul e Viseu.
O Ramal de Aveiro contempla o troço de via-férrea que atravessa os concelhos de Águeda e Aveiro.
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   41°0'8"N   8°38'36"W
Este artigo foi modificado pela última vez 7 anos atrás