Monumento à Paz Mundial (Goiânia)

Brazil / Goias / Goiania / Goiânia

O "Monumento à Paz Mundial" se encontra no Bosque dos Buritis no Setor Oeste. A obra é de autoria do artista plástico Siron Franco e foi concluída em 1988. Possui cinco metros e, por ser de concreto, pesa cerca de 50 toneladas. Para a construção, o artista reuniu terra de 17 países dos cinco continentes.
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   16°40'58"S   49°15'40"W

Comentários

  • A Comunidade Bahá’í de Goiânia-GO, por ocasião do Ano Internacional da Paz, em 1986, durante o I Simpósio Nacional da Paz na Era Nuclear, realizado em setembro/1986, no Castro's Park Hotel, lançou a fundação do MONUMENTO À PAZ MUNDIAL no Dia Internacional da Paz (na época era a terceira terça-feira do mês de setembro, conforme instituído pela ONU), posteriormente construído em 1988, por ocasião do II Simpósio Nacional da Paz na Era Nuclear e, desde então, vem realizando anualmente a celebração dessa importante data (Dia Internacional da Paz), através de cerimônia de Depósito de Terras, cujas amostras são solicitadas às Embaixadas e Representações Diplomáticas no Brasil, que nos tem atendido e nos enviado amostras de seus solos colhidas nos países de origem, em caráter oficial, as quais, no Dia Internacional da Paz, são depositadas dentro do MONUMENTO À PAZ MUNDIAL. A concepção do MONUMENTO À PAZ é do artísta plástico SIRON FRANCO, a pedido da Comunidade Bahá'í, a qual, após a inauguração do MONUMENTO À PAZ, fez doação ao município de Goiânia, sendo hoje um patrimônio histórico e cultural da Capital do Estado de Goiás. Assim, hoje o MONUMENTO À PAZ MUNDIAL detém em depósito 101 (cento e uma) amostras de solos de diferentes países . Na cidade de Goiânia, Capital do Estado de Goiás, a celebração do Dia Internacional da Paz, faz parte das comemorações realizadas durante a SEMANA BAHÁ’Í DE GOIÂNIA, oficialmente reconhecida por ato do Poder Executivo Municipal através do Decreto n.º 534, de 17 de setembro de 1984, circulado no Diário Oficial do Município n.º 759, em 18.09.84, que instituiu os dias 15 à 21 de Setembro de cada ano como SEMANA BAHÁ’Í DE GOIÂNIA. Atualmente, as Nações Unidas fixou o Dia Internacional da Paz como sendo o dia 21 de Setembro de cada ano. Maiores informações ALUÍSIO ACOSTA: aluisio.baha@ibest.com.br
  • NOTA: ALUÍSIO GURGEL ACOSTA é membro da comunidade Bahá'í de Goiânia, integrando o Comitê de Semana Bahá'í, órgão do Conselho local denominado Assembléia Espiritual Local dos Bahá'ís de Goiânia, sendo ainda o relator do I SIMPÓSIO DA PAZ NA ERA NUCLEAR, ocorrido em 1986.
Este artigo foi modificado pela última vez 16 anos atrás