Colégio Estadual Júlio de Castilhos (Porto Alegre)

Brazil / Rio Grande do Sul / Porto Alegre / Avenida Piratini, 76
 escola/colégio (ensino fundamental/médio)  Adicionar categoria

Fundado em 23 de março de 1900 com o nome de Gimnásio do Rio Grande do Sul, o Colégio Júlio de Castilhos é a instituição de ensino mais tradicional do estado. Faz parte da história de Porto Alegre. Lá surgiu o primeiro Movimento Tradicionalista Gaúcho e muitas personalidades, do estado e do país, passaram por seus bancos escolares.

Em 1908, recebeu o nome do primeiro presidente do Rio Grande republicano, Júlio Prates de Castilhos. Na década de 30, o colégio quase foi privatizado por decreto do governo estadual, que pretendia deixar nas mãos das escolas particulares todo o ensino secundário no Rio Grande do Sul. Em 1951, o prédio do Julinho - um típico exemplo art-nouveau no centro de Porto Alegre - foi destruído por um incêndio que o obrigou a funcionar durante sete anos no prédio do Arquivo Público da cidade. A sede atual foi inaugurada em 1958.

Hoje, a escola é a maior instituição estadual de ensino e abriga cerca de 3.600 alunos em três turnos de aula. Por lá surgiu o primeiro CTG (Centro de Tradições Gaúchas) do estado, em 1943, fundado pelos folcloristas Barbosa Lessa e Paixão Côrtes, e, em 1979, o primeiro grupo ecológico ligado a uma escola do Rio Grande do Sul, o Kaa-Eté (mata virgem, em tupi).
Cidades vizinhas:
Coordenadas:   30°2'39"S   51°12'44"W

Comentários

  • Ingressei no Julinho em 1959 e de la` sai` em 1965. Tendo estudado em escolas particulares, dois anos no IPA, colegio metodista tradicional, encontrei no Julinho o melhor ambiente possivel. Um Colegio alegre, cheio de vida !
  • o colegio das drogas la so tem alunos marginais que levam armas e maconha é o pior cologio de porto alegre
  • DIZEM QUE NÃO É COISA BOA NÃO.
  • Sou paulista e fiz concurso nesse colégio: grande, mas muito degradado, janelas quebradas, pixação por toda a parte. Tomara que tenham mudado isto.
  • Leio algumas informações aqui que me deixam muito triste. Ingressei no Julinho através do Exame de Admissão em 1954, quando ainda funcionava no prédio do Arquivo Público, na Rua Riachuelo, em frente à Caldas Júnior. Após a inauguração ocupamos imediatamente o novo prédio,ainda incompleto (só possuía o bloco de frente para a Praça Piratini). Era o melhor colégio de Porto Alegre, reconhecido até pelos demais colégios locais. Possuíamos professores de renome nacional, como a saudosa Prof. Célia Lang Lisboa (geografia) e outros que minha memória não me deixa lembrar. Hoje, morando em Belém do Pará há 50 anos, tento não macular a saudade de tão maravilhosos momntos da minha vida que passei como aluno do Julinho lendo informações tão degradantes sobre o atual estado físico do prédio e dos hábitos assumidos por alguns alunos (que, na verdade, se repetem em todos os colégios brasileiros).
  • Ingressei no Julinho em 1990 e sai de lá em 1993. Era um EXCELENTE colégio, devo muito do que sou hoje em dia à formação que tive lá. Bons professores, um ambiente de estudo muito bom, com um belo campo de futebol, ginásio, bar e laboratórios. Fiz bons amigos lá, tds hoje em dia com formação superior e pós-graduados. Problemas de drogas e violéncia todas as escolas têm, é um problema da nossa sociedade, não é exclusividade do Julinho. Posso garantir a vcs que esses problemas ficam restritos à praça, não atravessam o portão para dentro da escola. Sou biólogo pós graduado em Educação Ambiental, professor da rede estadual há 7 anos. E minhas filhas estão, nesse momento, efetuando sua matrícula nessa escola, que apesara de tudo, ainda é uma das melhores escolas públicas do nosso estado.
  • Não é nada disso que falam, mudou, é um ótimo colégio, pode ter sido assim no tempo de vcs, afinal é os alunos que fazem o q é a escola.
  • este ano meu filho vai cursar o ensino medio,tenho medo te ter feito a escolha errada,quero acreditar que a escola faz a diferença e onrre o nome e o estado.
  • escola é muito boa tem um medo de ensino muito bom vou estudar la mais uma vez e não é escola que tem culpa de alguns alunos usarem drogas e fazerem o que eles fazem.
  • Estudei no Colégio Júlio de Castilhos de 1952 a 1958, cursando lá o "Ginácio" e o "Científico". O colégio funcionava na rua Riachuelo e apenas no último ano de Científico na Praça Piratini.De todo esse tempo tenho imensa saudade; os professores eram excelentes; o ambiente era muito bom.
  • entrei no colégio julio de castilho através de exame de seletiva não teho do qu me queixar ,se sou o que sou tem muitos dos professores na qual fizeram parte da minha vida.ainda voltarei para visitar a escola.
  • Mostrar todos os comentários
Este artigo foi modificado pela última vez 12 anos atrás